19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Empresários querem reabertura do posto para emissão de carteiras de trabalho

A agência de Pato Branco foi fechada e todos os serviços dos 42 municípios da região foram centralizados na unidade de Beltrão.

As empresárias Mariana Pegoraro Rosa, coordenadora do Núcleo de RH e Fabiana Ody, diretora de Comércio da Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), participaram da reunião ordinária da Câmara de Vereadores, a convite do vereador Joecir Bernardi (SD).

Também participaram diretores da Acepb para iniciar um trabalho de reivindicação da reabertura do posto do Ministério do Trabalho que existia na cidade. Hoje a emissão do documento é feita pelo escritório de Francisco Beltrão, com intermediação da Agência do Trabalhador, num processo lento e demorado, criando transtornos a empresários e trabalhadores.

Mariana Pegoraro utilizou a tribuna para pedir o apoio dos vereadores no sentido de levar a reivindicação ao Governo Federal. “Hoje o processo de emissão da Carteira de Trabalho exige tempo e energia das empresas, atrapalhando a rotina corporativa”, afirmou a empresária. Os vereadores acolheram positivamente a demanda.

- Publicidade -

O presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), disse que a reivindicação é justa e Pato Branco deve se unir para o retorno do posto do Ministério do Trabalho. O vereador Claudemir Zanco (PDT) disse que o pleito será levado à bancada de seu partido na Câmara dos Deputados, para que a reivindicação chegue à sede do governo central e ao Ministério da Economia – o antigo Ministério virou Secretaria do Trabalho.

O vereador Joecir Bernardi (SD), autor do convite aos empresários, disse que tem inúmeras empresas reclamando da demora na emissão do documento. “Este documento é um dos mais importantes de nosso País, e permite aos trabalhadores o ingresso no mercado de trabalho, esta situação não pode continuar”, destacou.

O Núcleo de RH da Acepb encaminhará documento às autoridades detalhando a importância do posto de atendimento aos trabalhadores, não apenas para a cidade, mas para a microrregião, que utilizava a unidade local para solicitar a Carteira de Trabalho. “Toda a região ficou órfã deste importante órgão”, destacou o empresário Roberto Elias da Silva, vice-presidente da Associação Empresarial, que acompanhou a sessão legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques