Encontro, em Pato Branco, lembrou experiência vivida há duas décadas no continente europeu e que serviu como estímulo ao empreendedorismo da região.

Um grupo de empresários do Sudoeste do Paraná realizou na noite de sexta-feira, dia 8, em Pato Branco, um encontro para lembrar a primeira missão técnica da região para a Europa, realizada pelo Sebrae/PR em abril de 1995. Na época, o Paraná foi destaque na Feira de Hannover, na Alemanha, e missões de diversos pontos do Estado estiveram no evento. Do Sudoeste, 95 pessoas de vários municípios visitaram Hannover e também a feira de móveis em Milão, na Itália.
O encontro foi um momento de confraternização e lembranças do desafio que foi viajar para o continente europeu na época, mas, acima de tudo, a constatação de que muito foi aprendido naquela viagem. Além das feiras, o grupo também visitou França e Suíça, buscando observar experiências de negócios em diversos segmentos.
Para o empresário Márcio Zanella, sua trajetória empresarial tomou novo rumo a partir do contato com as culturas dos países visitados. “O que a gente conheceu lá serviu de modelo, trazendo para a nossa realidade, para aplicarmos aqui e também nos fortaleceu naquilo que já fazíamos. Criamos também, com base nessa missão, uma rede de contatos que acabou estimulando negócios”, completa o empresário.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, que, em 1995, era consultor no escritório regional da entidade em Pato Branco, a experiência melhorou negócios e contribuiu para o crescimento pessoal dos participantes.
“Depois de 20 anos, poder reencontrar empresários que participaram da missão, que para muitos foi a primeira experiência internacional, e perceber a evolução que tiveram na sua vida pessoal e empresarial é gratificante. A conquista deles, na época muitos eram microempresas ou estavam iniciando seus negócios, é um motivo de comemoração para esse encontro também para o Sebrae”, pontua Tioqueta.
Além de empresários, políticos também participaram da missão, como o ex-prefeito de Capanema Egon Grams e o atual prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, na época em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. Zucchi diz que a experiência foi importante e positiva para sua carreira e vida.
“Uma viagem há 20 anos para a Europa significava muita coisa em termos de conhecimento. Você vivencia, acumula esse conhecimento e quando você está exercendo uma função ajuda bastante. Foi uma experiência que agregou conhecimento para todos”, destaca o prefeito de Pato Branco.