5.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

Encontro conscientiza produtores sobre a atividade leiteira

Encontro conscientiza produtores sobre a atividade leiteira

O primeiro de uma série de encontros que o Departamento Municipal de Agricultura de Verê irá promover, neste ano, aconteceu terça e quarta-feira, no Centro de Convenções e de Formação das Águas do Verê. Cerca de 15 produtores filiados às associações de produtores das comunidades de Flor da Serra, Sede Progresso e Boa Vista e técnicos do Departamento de Agricultura ouviram as exposições de técnicos e autoridades locais sobre a bacia leiteira e os cuidados necessários.
Terça-feira à noite, os participantes assistiram às palestras de Miguel Thomé, diretor do Departamento de Agricultura, de Adão dos Santos, da Cre$ol-Baser. Eles falaram de motivação em suas palestras, já que diante das dificuldades que o interior e a agricultura atravessam é preciso palavras de incentivo aos agricultores.

O prefeito Loivo Ritter também falou aos participantes. Loivo vem incentivando a expansão da bacia leiteira, através do Programa Bom Pasto e da instalação de laticínios comunitários. Verê conta com três laticínios em funcionamento, dois em forma de associação e um laticínio empresarial. O quarto laticínio, do distrito de Sede Progresso, está pronto e falta colocá-lo em funcionamento.

Ontem, os participantes ouviram, na parte da manhã, a palestra do engenheiro agrônomo e professor da Escola Agrotécnica Federal de Dois Vizinhos, Carlos Estivaleti. O evento técnico abordou organização da propriedade, os cuidados com as pastagens, a produção de leite, qualidade e o manejo dos animais.

Carlos Estivaleti mostrou aos agricultores o potencial e a aptidão do Sudoeste do Paraná para a produção de leite; enfatizou a importância da adubação nas pastagens e do manejo. “As espécies forrageiras são mais adaptadas à região”, frisou. Ele destacou a importância do manejo e dos cuidados com cada espécie e da atividade leiteira para as pequenas propriedades. Foi ressaltada a importância da qualidade das forragens e a exigência das vacas leiteiras quanto à necessidade de energia, do cálcio e fósforo e os demais nutrientes para a produção de leite.

O professor lembra que no Sudoeste a produçã leiteira está concentrada nas pequenas propriedades e é uma atividade rentável para os agricultores familiares. “Com isso (a atividade) pode trazer um melhor desenvolvimento para as propriedades e para as cidades”, comentou. À tarde, os produtores iriam visitar de duas a três propriedades que aderiram ao Programa Bom Pasto e que plantaram inicialmente uma quarta de área de pastagens pelas normas do programa e vêm obtendo bons resultados em produção de leite.

Miguel Thomé diz que a Prefeitura de Verê bancou os custos com o transporte dos participantes, hospedagem e as palestras. “Vamos ter outros grupos nos meses de maio e junho”, anuncia Thomé. Os participantes aderiram ou estão aderindo ao Programa Bom Pasto, que fornece incentivos às propriedades para a melhoria das pastagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques