5.9 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Eneas Marques: Clóvis Michels faz apelo à comunidade

 

Clóvis Michels: pedido à comunidade. 

 

 A audiência pública do Departamento Municipal de Eneas Marques, de prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2014, aconteceu dia 30 de maio. Compareceram à reunião vereadores, diretores de departamentos e divisões municipais, integrantes do Conselho Municipal de Saúde e demais pessoas. Foi feito um apelo para que as pessoas só utilizem o serviço de atendimento 24 horas em situação de urgência-emergência.

- Publicidade -

Clóvis Michels, diretor do departamento, relatou que a prefeitura recebeu equipamentos dos governos estadual e federal para modernizar os serviços do centro de saúde. “Além disso, hoje dispomos de uma estrutura melhor para poder atender a população, nós contamos com a estrutura física de pessoas, com quatro médicos atendendo a população de Eneas Marques. Além disso, tem um médico que atende o posto 24 horas, tempo integral, e também três médicos agora que atendem os PSF, que é o doutor Nilo, a doutora Ângela e o doutor Alberto, médico que está chegando e já realizou nesse período mais de 400 consultas, ou seja, 400 pessoas ele pode atender neste período, então, de modo geral, nós tivemos 2.300 consultas atendidas pelos PSF que são os três médicos, fora as consultas que são atendidas lá no 24 horas, que são números muito expressivos”, disse à Rádio Cidade FM, em entrevista.

A população local teve acesso a atendimentos de enfermagem e nas casas, consultas de enfermagem e os atendimentos dos técnicos de enfermagem, além de curativos para pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos.

Pedido à comunidade
Sobre o atendimento de urgência e emergência, Clóvis explicou que é um serviço que deveria ser especificamente para atendimento de risco de morte, ou seja, “o 24 horas teria que atender somente pessoas que tivessem uma gravidade, um caso que poderia causar risco de morte, mas hoje não é assim que funciona, infelizmente, porque muitas pessoas vêm ao 24 horas para fazer uma consulta de rotina ou até mesmo pegar receita”. 

O diretor do Departamento de Saúde observou que esta é uma questão que está sendo discutida com a comunidade, com o Conselho de Saúde e também com a administração municipal, “para que nós revertamos esse quadro, para que as pessoas procurem a emergência (urgência) somente quando precisarem do atendimento de emergência, porque o atendimento dado no 24 horas é totalmente diferente do atendimento que é dado pela Unidade Básica de Saúde, pelos médicos do PSF”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques