Regional

O prefeito de Marmeleiro, Jaimir Gomes (PSD), recebeu ontem um comunicado da Sanepar, de que o Paraná vive um momento delicado. A longa estiagem está provocando a redução significativa das vazões dos poços, rios e minas, mananciais de abastecimento de diversas cidades, e está colocando em risco o abastecimento com água tratada para a população.
E a Sanepar explica no comunicado que este é “um momento de unirmos esforços para garantir que as pessoas recebam a água em seus imóveis pelo menos para a sua saciedade, alimentação e higiene pessoal”.
Diante do alerta e solicitação da Sanepar, o prefeito Jaimir afirmou que a Administração Municipal adotará as medidas para adequação a este momento e vai trabalhar juntamente com a população, nas ações de conscientização de toda a comunidade para o uso racional da água no município. E, por isso, o prefeito determinou aos diretores dos departamentos municipais e aos setores da Prefeitura, que não desperdicem água e façam o consumo consciente, adotando as medidas necessárias e urgentes de redução no consumo de água nas repartições públicas, em escolas, creches e postos de saúde.
Jaimir reforçou também, a orientação da Sanepar de suspender a lavagem de pisos, pátios, calçadas e veículos, até que a situação volte à normalidade. Deve-se ainda evitar molhar gramas, jardins e hortas e lavar ruas, pavimentos e até mesmo os veículos. A Sanepar orienta também que a limpeza imprescindível exige vassoura, pano e balde.
Outro alerta importante da Sanepar. Em caso de vazamentos na rua ou de eventuais rompimentos na rede de distribuição é importante avisar imediatamente a Sanepar pelo fone 0800 200 0115 ou no escritório da empresa para evitar maior desperdício de água.
A Sanepar encerra o comunicado de estiagem e crise no abastecimento pedindo a compreensão de todos e que espera vencer este momento de crise hidráulica e voltar a operar os sistemas com tranquilidade em breve.