Choveu ontem, entretanto, a recomendação é que os duovizinhenses economizem água durante os períodos de seca.

A Sanepar emitiu nota, na manhã de ontem, 3, informando que a longa estiagem está interferindo nas vazões dos mananciais de abastecimento e causando redução no volume de água que é produzida para abastecer o município. Aliado a isso, um problema operacional no sistema durante a madrugada fez com que os níveis dos reservatórios amanhecessem baixos. Isso comprometeu o abastecimento nas regiões dos bairros Jardim da Colina, Jardim Marcante, Santa Luzia, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora Aparecida no dia de ontem. A expectativa é que voltem a normalidade hoje, 4.
A Sanepar pede que todos colaborem adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é para que seja priorizado o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reuso dessas águas pode ser aplicado na limpeza, no vaso sanitário e na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.
Novo reservatório
No domingo, 8, a Sanepar vai fazer a interligação do novo reservatório de água da cidade de Dois Vizinhos. O reservatório é em aço inox e tem capacidade de reservação de um milhão de litros e, com ele, a capacidade na cidade será ampliado em 46%. O investimento foi de R$ 1,1 milhão e, junto com as demais unidades que já estão em operação, o sistema deve atender à demanda até o ano de 2039. Hoje, a capacidade do sistema é de 2,15 milhões de litros. A interligação inicia às 7h e deve se estender até as 14h, podendo causar falta temporária de água nas regiões mais altas da cidade. O abastecimento deve ser normalizado durante a noite e de forma gradativa. Os trabalhos podem ser cancelados em caso de mau tempo, impossibilidade de execução com segurança, fatores externos que impeçam a realização dos serviços no prazo programado, problemas operacionais que impactem de forma crítica o sistema de abastecimento ou força maior. *Com informações da Assessoria.