8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

“Eu achava que não ia ver isso se tornar realidade”, diz Beto, do IDR, sobre o Susaf

Regional

Terça-feira, dia 1º, o agrônomo Carlos Alberto Wust da Silva, o Beto, chefe regional do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), que antes era chamado de Emater, deu um depoimento muito interessante sobre o Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar), um certificado que permite às agroindústrias vender seus produtos não somente em seu município, mas em todo o Paraná.
“Tá fazendo quase 43 anos que cheguei no Estado do Paraná e, durante todos esses anos, a nossa instituição, seja Acarpa, Emater ou IDR, sempre tivemos um trabalho desenvolvido pelas economias domésticas, que tentava trabalhar a produção de lactos na nossa região, com todos os entraves que vocês podem imaginar, tanto do ponto de vista de segurança alimentar, como de qualificação dos produtores e também a questão legal. E eu confesso pra vocês que eu achava que ia me aposentar, e isso está perto de acontecer, e não ia ter o prazer de ver na atividade profissional essas ações de legalização das nossas agroindústrias familiares, que as permitissem comercializar o produto num âmbito maior que o município”, disse Beto, na Linha Água Vermelha, em Francisco Beltrão, onde a Queijaria Vidalat recebeu o seu certificado Susaf.

“Eu sou de Capanema e, mais de 30 anos atrás eu já questionava isso: por que um queijo de Capanema vai fazer mal para alguém de Planalto? Um morador de Capanema pode morrer (se comer algo contaminado), mas o de Planalto não pode. Se o de Capanema podia comer e o cara de Planalto não podia, alguma coisa estava errada. Então ver isso acontecendo é uma satisfação muito grande, porque sempre foi uma luta muito grande, e que foi vencida degrau a degrau. Fico muito feliz em ver Francisco Beltrão ser o primeiro município do Estado a ter o registro Susaf à sua disposição”, complementa Beto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques