
Foto: Prefeitura de Marmeleiro
De 23 a 25 de março, a comunidade de Marmeleiro pôde participar das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado dia 22. A diretoria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o setor de Vigilância Sanitária, departamentos de Urbanismo e Saúde e vários parceiros (Sanepar, Sicoob, Sesc, UTFPR) prepararam atividades educativas e recreativas.
Foram oferecidas palestras sobre a qualidade da água; teatro sobre o combate à dengue com alunos das escolas públicas e privadas, além da distribuição de mudas de árvores nativas, exames de saúde, mostras de tratamento de água, projetos de compostagem e de acompanhamento da qualidade da água do Rio Marmeleiro.
Para encerrar as ações, foi preparado um sábado especial. A comunidade conferiu de perto as ações que o município tem feito para garantir a conscientização da preservação dos recursos naturais. Foram montadas barracas com a apresentação de projetos que têm oferecido resultados positivos para o município.
O evento contou com exposição do projeto de compostagem de lixo desenvolvido na Escola Telmo Octávio Müller, a Vigilância Sanitária, expôs maquetes, exemplos de uma casa que mantém bem longe o foco do mosquito da dengue e outra que não toma nenhum cuidado como água parada, entulhos e sujeiras, foram montados pontos de coleta de medicamentos vencidos e de recolhimento de óleo vegetal. no estande do Departamento de Saúde. Foram feitas dezenas de verificações de pressão arterial e exames de glicemia.
A equipe do Departamento de Urbanismo disponibilizou a coleta e transporte de lixo eletrônico. Foram coletados mais de 30 produtos eletrônicos como televisores, máquina de lavar roupa, monitores de computador e dezenas de lâmpadas fluorescentes.
Cuidados com a água
A Sanepar apresentou uma Mostra Itinerante de Saneamento. “De forma lúdica, levamos detalhes reais do processo de tratamento da água. A nossa intenção é conscientizar as pessoas de que é preciso preservar cada vez mais os recursos naturais para evitar que precisemos remediar, usando cada vez mais insumos, ou seja, acarretando mais custos ao tratamento”, explicou Adriano Trevisan, técnico gestor ambiental da Sanepar.
A UTFPR apresentou projetos de análise da qualidade da água do Rio Marmeleiro, contendo análises físico-químicas, microbiológicas e toxidade em diferentes pontos do rio.
Durante a ação, as crianças puderam participar do xadrez gigante e do oferecido pelo Sesc. O Instituto do Sicoob distribuiu sementes de árvores nativas e uma cartilha de Educação Ambiental.
O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Andrei Júnior, comemorou a ação e agradeceu os parceiros e também à população, “que sempre se envolve com nossas ações de preservação do meio ambiente”.