23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Família Rupp doa terrenos para o poder público

Duas quadras foram doadas pela família Rupp para o poder público. Os espaços de 6.240 m² estão avaliados em R$ 1,5 milhão.

Jorge Henrique Rupp, neto do fundador do município de São Jorge
d’Oeste durante seu discurso na sessão solene. 

Em sessão solene, na última sexta-feira, 27, na Câmara de Vereadores de São Jorge d’Oeste, foi oficializada as doações de duas quadras, localizadas no centro e no bairro da Lapa, pela família Rupp (fundadora do município) para o poder público. O evento reuniu os poderes executivo e legislativo, ex-prefeitos e representantes do espólio José Rupp. Ao todo, foram 6.245 m² doados. Os espaços estão avaliados em R$ 1,5 milhão, são todos documentados e serão destinados para a construção de bens públicos.

Com as atuais doações, a família já cedeu 105 lotes urbanos (com 600 metros quadrados cada) para o poder público e outras entidades filantrópicas. Nestas áreas, não foi computado os espaços para construção de ruas e passeios, que totalizam 35,6% do quadro urbano inicial para a fundação da cidade de São Jorge d’Oeste. Atualmente, para se consolidar uma área de loteamento urbano deve ser concedido, no mínimo, 33,3% da área total ao município. 

De acordo com Jorge Henrique Rupp, neto e representante do espólio de José Rupp, ao longo destes 50 anos, foram feitas diversas doações para acelerar o desenvolvimento da cidade. “Além do poder público, a mitra diocesana, com 48 lotes e as primeiras igrejas evangélicas do município também receberam doações de terrenos”, diz. 

- Publicidade -

Ele acrescenta que, com estas áreas doadas, a família ultrapassa em mais de três por cento, a área mínima exigida para consolidação de um loteamento. “A efetivação destas doações vem para, mais uma vez, beneficiar o município de São Jorge d’ Oeste, local que minha família escolheu para, de uma fazenda, implementar uma cidade bem planejada”.

Autoridades agradecem
Nas palavras dos vereadores, a solenidade pública serve para esclarecer e adquirir mais informações sobre a situação documental dos bens públicos. Para o vereador Sandro Pagnussat (PV), a sessão registrou os fatos e ajudou para que todos conheçam o número de lotes doados pelos fundadores. Ele ainda agradeceu a família pelo gesto de solidariedade. 

De acordo com Osmar Marmitt (PTB), presidente do Legislativo, a oficialização de documentos junto a Casa de Leis propõe a ética dos poderes públicos conciliando com a boa conduta dos fundadores do município, através da família Rupp. 

Impossibilitado de participar da solenidade, o Padre João Nalon, personalidade histórica do município, enviou ofício de reconhecimento e agradecimento a família Rupp e ao poder executivo. Nas palavras dele, o início do desenvolvimento de São Jorge d’ Oeste se deve muito ao fundador José Rupp e seu filho José Henrique, por serem homens sérios, de perseverança e de pensamento de progresso. O padre ainda recordou que José Henrique se tornou vereador do município de São João, representando o distrito de São Jorge d’Oeste, o qual, muito contribuiu para que o distrito logo se tornasse município. Mais tarde, ele também foi vereador em São Jorge d’ Oeste.

Enaltecendo a importância daquele momento, o prefeito Gilmar Paixão (PT) destacou as estratégias de sua administração, dentre elas, a organização documental dos bens públicos e a aproximação das soluções e de melhores conquistas através do diálogo. O prefeito recordou alguns administradores e se sensibilizou com a atitude da família Rupp em repassar mais estas quadras documentadas para o município. Por fim, ele agradeceu a doação em nome de todos os munícipes e garantiu uma administração de continuidade de ações que beneficiem a coletividade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques