15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Festa do Vinho terá diversidade de produtos

Vice-prefeito diz que as agroindústrias estão fabricando outros tipos de produtos.

Alguns dos produtos que serão colocados à venda.

A 25ª Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho começa hoje, no bosque municipal. A solenidade de abertura deve reunir autoridades locais e regionais, entre elas prefeitos e deputados e chefes de órgãos públicos estaduais, expositores e a comunidade. Os pronunciamentos e abertura oficial estão programados para as 19h. A programação prossegue com a abertura dos pavilhões de exposição das agroindústrias locais, do comércio e de empresas de veículos e equipamentos agrícolas. Nesta edição, deve ser maior o mix de produtos fabricados pelas agroindústrias de Salgado Filho que serão colocados em exposição e à venda direta aos consumidores.

O tradicional concurso de escolha da rainha e das princesas da Festa do Vinho começa às 23h. Depois tem show-baile com o grupo Portal do Sul. A feira prossegue até domingo, 14, com eventos gastronômicos – café colonial, almoço e jantar italiano, churrasco típico gaúcho (domingo), shows, bailes, entre outros. Neste ano, o principal show será com Michel Teló, na noite de sábado.

[relacionadas]

- Publicidade -

Diversificação de produtos

Segunda-feira, 8, durante o lançamento da Festa do Vinho e do Queijo para a imprensa de Francisco Beltrão, na sede do Jornal de Beltrão, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Astério Marchetti, destacou que as agroindústrias locais estão aumentando a quantidade de produtos fabricados, buscando a diversificação. “Temos o vinho e o queijo que são tradicionais, mas tem até queijo com tempero, cerveja artesanal, produtos do campo, que são 11 conservas de vegetais. É o primeiro ano que vamos expor a cozinha camponesa com produtos de panificação”, disse Astério.

O evento no Jornal de Beltrão, reuniu o prefeito Helton Pfeiffer, vice Astério, os chefes regionais da Emater, Orley Lopes, e da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Denise Adamchuck, repórteres de veículos de comunicação de Beltrão, diretores e funcionários do JdeB.

Comunidade empenhada
Durante o encontro, o vice-prefeito destacou o empenho da comunidade para organizar a Festa do Vinho. “Pra nós é muito bom divulgar esses produtos, é uma grande variedade. Sempre comento que os 25 anos são devido à população que sempre esteve conosco, ajudando organizar esse evento. Estaremos com mais de 20 produtores expondo, em torno de 5.500 quilos de queijo, 5 mil quilos de embutidos, de 4 a 5 mil quilos de derivados de cana e vinho”, disse.

Mais de 100 mil litros de vinho estarão disponíveis, além de outros produtos. O café colonial, que será servido os três dias da feira, também conta com produtos das indústrias de alimentos locais. “Agradecemos às entidades que servem as refeições, todos os ex-prefeitos que tiveram um papel fundamental pra que essa festa chegasse aos 25 anos”, comentou Astério.

A entrada no bosque municipal é gratuita nos três dias da feira. Mas para os eventos gastronômicos, shows e bailes há cobrança de ingressos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques