Fetaep esclarece agricultores sobre regras do Pronaf
Começa hoje, em Pato Branco, o ciclo de seminários regionais organizado pela Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná) para esclarecer os agricultores familiares sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) 2004-2005. Nesta safra, o Pronaf deve financiar R$ 700 milhões para 180 mil famílias. Cerca de setenta produtores e técnicos deverão participar do primeiro seminário, que acontecerá na sede do STR de Pato Branco (Rua Osvaldo Aranha, 498, Centro), das 9h às 12h30.
Segundo o secretário-geral e diretor de Política Agrícola da Fetaep, Mário Plefk, a primeira etapa do ciclo acontecerá no sudoeste porque a prática da agricultura familiar é uma característica forte do sudoeste paranaense. Na safra passada, os pequenos produtores de Pato Branco e Francisco Beltrão foram responsáveis pela assinatura de pelo menos 27 mil contratos de financiamento junto ao Banco do Brasil. ?A intenção da Fetaep é que todos os agricultores familiares, de todas as regiões do Estado, estejam esclarecidos sobre as novidades, exigências e prazos?, frisa Plefk.
Depois de Pato Branco, os seminários acontecem em Medianeira (dia 18), Umuarama (dia 19), Campo Mourão (dia 20), Santo Antônio da Platina (dia 24), Ivaiporã (dia 25), Paranavaí (dia 26), Arapongas (dia 27), Prudentópolis (dia 31) e Curitiba (1º de setembro). Até lá deverão ter participado dos eventos pelo menos 700 pessoas.