9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

”Foi um temporal sem precedentes”, avalia Marcos Monteiro, gerente da Copel

Ele ressalta que o vendaval atingiu cidades das regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul, Leste e a Grande Curitiba.

Cabos rompidos também prejudicaram o abastecimento.

Ontem, muitas comunidades de Dois Vizinhos ainda estavam com problemas no abastecimento de energia elétrica em virtude do temporal que atingiu o Sudoeste na última terça-feira, 30. Em entrevista à Rádio Educadora AM, o gerente regional da Copel de Francisco Beltrão, Marcos Monteiro, que atende Dois Vizinhos e os outros municípios do Sudoeste, falou sobre o alcance do temporal. “Temos registros na Copel de ser o maior dano que já enfrentamos devido à extensão e à força do vendaval. Foram afetadas as regiões Oeste, Sudoeste, Centro Sul e Leste, chegando na capital, em todos os lugares com proporções gigantescas. Seguimos trabalhando firme, na quarta ficamos até a noite, entramos na madrugada e agora, nesta manhã de quinta, já estamos com o contingente total em campo para continuar os atendimentos. Em virtude do número de postes quebrados e cabos rompidos, não conseguimos atender com a velocidade que seria o ideal para recompor o sistema. Entendemos o lado das pessoas, dos produtores e comunidades que dependem de energia elétrica, mas tenham certeza que a gente está empreendendo esforço máximo para reestabelecer as ligações o mais rápido possível”, relatou.

Os problemas foram os mais diversos possíveis. “Muitos cabos foram rompidos, com as redes estando em locais de acesso difícil. Os eletricistas, muitas vezes, seguem a pé no meio de matas e lavouras e isso acaba atrasando e dificultando o trabalho. Quando entra a noite, dificilmente conseguimos resolver porque é uma condição perigosa de baixa visibilidade. Num primeiro momento estamos atendendo as maiores quantidades de consumidores, os trechos menores vamos fazer isolando, para que a gente consiga refazer essas manutenções, emendar cabos, trocar postes com segurança”, acrescenta.

Piores situações no Sudoeste
O gerente listou os municípios mais atingidos. “Verê ficou sem energia da tarde do dia 30 até a quarta-feira, 1º. Foram 24 horas sem energia porque tivemos o registro de mais de 20 postes derrubados na linha que atende o município. Itapejara D’Oeste, que seria outra fonte para o município, também ficou sem energia devido ao temporal. Esses foram os municípios mais afetados. Temos muitos registros em Bom Sucesso do Sul, Salgado Filho, Manfrinópolis, Flor da Serra do Sul, Eneas Marques, Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge D’Oeste, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra. De uma maneira geral, poucos municípios não foram afetados. Quando falamos da proporção gigantesca do temporal, realmente, não tinha visto um volume tão grande de serviços assim na nossa história” disse Monteiro.

- Publicidade -

[relacionadas]

Sem atendimento presencial
As unidades da Copel seguem sem atendimento presencial em virtude da pandemia de coronavírus. “Organizamos para que todos os atendentes estivessem focados no telefone ou virtualmente devido à demanda de ligações que tivemos no período”, concluiu Marcos.

Muitos postes caíram com a força dos ventos, o que deu bastante trabalho para a Copel.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques