Fome Zero beneficia seis entidades em DV
Ontem à tarde, na Secretaria Municipal da Saúde, aconteceu o lançamento do programa Fome Zero em Dois Vizinhos, que disponibilizou exatos R$ 13.625,85 para compra de alimentos para crianças de seis entidades duovizinhenses, pelos próximos sete meses.
Casa da Paz, AABB Comunidade, Apae, Guarda Mirim, escola Carrossel e APMI (Pafe ? Programa de Alimentação Familiar Esperança) são as entidades beneficiadas pelo recurso financeiro, obtido através do projeto da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância) de Dois Vizinhos ?compra antecipada especial da agricultura familiar?.
O projeto, que foi aprovado e elogiado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), prevê a compra de 17 itens que irão compor uma ?cesta?, que será entregue semanalmente às seis entidades atendidas inicialmente. Tais produtos serão fornecidos, a custos baixos, por 11 produtores rurais do município. Eles entenderam e apoiaram a iniciativa do Comitê Gestor do Projeto e da APMI. Os 17 itens, que já estão sendo entregues às entidades, são: açúcar mascavo, alface, banana, banha, bergamota, cenoura, doce de leite, feijão, frango caipira, laranja, salame, melado, pão de milho, pé de moleque, queijo, repolho e torresmo.
Segundo o presidente do Comitê Gestor do Projeto, João Werle, apenas dois municípios do Sudoeste do Paraná conseguiram apresentar um projeto que viabilizasse a vinda dos recursos necessários, e Dois Vizinhos é um dos municípios contemplados. ?DV tem uma população economicamente ativa de 22 mil pessoas. Dessas 15 mil teriam condição de fazer a doação de um quilo de alimento por mês. Quanto que isso iria contribuir para a alimentação daqueles menos favorecidos??, questionou Werle, declarando que a situação das crianças carentes de Dois Vizinhos poderia ser ainda melhor se o povo participasse de forma mais ativa.