17.8 C
Francisco Beltrão
sábado, 21 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Fórum elabora manual com os indicadores de Qualidade

Fórum elabora manual com os indicadores de Qualidade


O Fórum de Desenvolvimento de Mariópolis iniciou nesta semana a distribuição do manual com os Indicadores de Qualidade de Vida (IQV) do município. O manual traz dados sobre diversos setores da comunidade e tem por objetivo estimular a participação da população local na discussão e soluções de problemas da comunidade. “Queremos, dentro de um ambiente de cooperação, envolver todos para melhorar as condições de desenvolvimento econômico e social”, destaca o coordenador do Fórum, Marco Aurélio Stefanni.
O manual que leva o título Mariópolis em Números, foi desenvolvido durante um ano e contém indicadores que traduzem as realidades nas áreas de economia, educação, saúde, segurança, esporte e lazer, cultura, meio-ambiente, infra-estrutura e ainda a condição político-institucional. Os indicadores são um conjunto de índices numéricos que servem para medir os níveis de resultados de desenvolvimento de uma comunidade. A decisão do Fórum de Desenvolvimento em trabalhar os indicadores foi uma estratégia do movimento que reúne diversas entidades de Mariópolis e os próprios membros do Fórum realizaram a pesquisa. “Agora temos um referencial, com elementos para projetar ações concretas, através de parcerias, para melhorar a qualidade de vida da população, envolvendo poder público, empresas, entidades no processo”, projeta Marco Aurélio.
Mariópolis foi o primeiro município do Sudoeste que pesquisou e concluiu o levantamento dos IQVs. A metodologia para aferir os IQV é a mesma utilizada no Programa Sebrae de Desenvolvimento Local, implantada em todo o Paraná, mas ajustada à realidade do município. “Anualmente, o manual será atualizado. Mantendo a aferição e acompanhando periodicamente os dados sobre a realidade do município, estaremos promovendo uma reflexão na sociedade sobre os mesmos, bem como provocando que tomemos providências capazes de melhorar os indicadores”, destaca Marco Aurélio.
O lançamento do manual com os IQVs aconteceu na noite sexta-feira, dia 23. Na ocasião, 75 pessoas presenciaram as explicações sobre o processo e o prefeito de Mariópolis, Neuri Ghelen, recebeu o manual e elogiou a atitude do Fórum de Desenvolvimento. “Um trabalho importante, que merece nosso reconhecimento. Tenho certeza que os índices apurados serão úteis, inclusive, para a administração municipal ampliar seus projetos e estreitar a parceria com a comunidade na busca de melhores condições de vida”, analisa.
Como é normal, os indicadores apontaram pontos positivos e negativos sobre a o município. O presidente do Fórum de Desenvolvimento, Marco Aurélio, explica que o momento é de interpretar os números e partir para ação prática. Um dado apurado e considerado pela liderança como positivo está na taxa de analfabetismo, hoje de 5,5%. Um fator que precisa ser atacado para melhorar, na opinião de Marco Aurélio está na questão ambiental.
“Neste ponto vamos evoluir, trabalhando o nosso modo de agir no município, pensando de forma sustentável para evitar mais perda de áreas com florestas, por exemplo”, conclui. O levantamento dos indicadores traz em cada área a metodologia aplicada e também aponta comparativos entre 1993 e 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques