Regional

Traiano, Cenci, Pedron e Tarsizio, observam a conversa entre prefeito Lessir e o governador Carlos Massa Ratinho Jr.
Foto: Flávio Pedron/JdeB
O encontro no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) e o secretário estadual de Logística e Infraestrutura, Sandro Alex, na manhã de ontem, demorou cerca de 30 minutos. Estava marcado para as 10h30 e começou por volta das 11h. Ao abrir a reunião, o governador disse que primeiro queria ouvir as lideranças sobre a proposta do aeroporto regional para que depois ele e o secretário Sandro Alex se posicionassem oficialmente. No final, garantiu que o governo será parceiro na elaboração dos projetos.
O presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), que abraçou a causa do aeroporto regional, pronunciou-se dizendo que, “pelo relato que temos, a proposta avançou bem lá em Brasília e o governo [federal] tem disponibilidade financeira para a obra”. O deputado Wilmar Reichembach destacou que “é um momento muito especial pra região [este encontro entre lideranças e o governador]”. Ainda diante do governador, Reichembach disse que “o secretário Sandro Alex conhece o projeto”.
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Setor produtivo apoia
Outras lideranças políticas e empresariais se pronunciaram em favor da proposta, entre elas, os presidentes da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), Tarsízio Carlos Bonetti, e do Sistema de Cooperativas Cresol, Alzimiro Thomé. Tarsízio citou o caso de uma empresa avícola de Dois Vizinhos que precisa encaminhar cargas de ovos para outros países. Hoje, ela envia as encomendas por caminhões para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e as cargas têm de chegar num prazo de 36 horas.
Alzimiro Thomé lembrou que a região conta com várias agroindústrias de aves e leite que também podem se beneficiar de um aeroporto voltado para o transporte de cargas. “É uma necessidade grande pra nós”, salientou.
Deputados federais apoiam
O prefeito Lessir Bortoli (PSC), de Renascença, relatou que a proposta do aeroporto tem o apoio dos deputados Vermelho (PSD) e Toninho Wansdcher (Pros), coordenador da bancada de deputados do Paraná na Câmara Federal, dos municípios do Sudoeste e de parte da região Oeste de Santa Catarina. Mauro Cenci, presidente da Amsop, destacou que “hoje estamos trazendo pro governador uma proposta concreta”.
Coordenador da comissão pró-aeroporto regional, Antonio Pedron observou que se trata de uma proposta para um aeroporto de cargas e passageiros. Ele sublinhou que a região é uma das maiores produtoras de aves do Estado — tem seis frigoríficos. “É um projeto diferente, as linhas aéreas atuais atendem à demanda, mas nós estamos pensando lá na frente.”
O deputado Vermelho lembrou que a área escolhida fica na metade do caminho entre os municípios de Beltrão e Pato Branco — próxima à PR 280. E o deputado Nelson Luersen (PDT) complementou dizendo que “essa definição por Renascença congrega Beltrão e Pato Branco e tem tudo pra dar certo”.
Apoio do governo
Por último falaram o secretário estadual Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e o governador Ratinho Júnior. Sandro Alex disse, após receber o documento, que “a proposta é que vocês toquem em frente, mas vamos ser realistas, é uma obra de quase R$ 100 milhões”. Apesar disso, porém, o secretário se mostrou disposto a formalizar o convênio entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para a realização dos projetos.
Sandro Alex propôs, ainda, que o projeto seja no sistema BIM – um novo conceito: “Modelagem da Informação da Construção, ou seja, além de um modelo tridimensional que simula a construção, é um centralizador de informações, que pode servir para abastecer todos os processos envolvidos em todo o ciclo de vida de uma edificação”.
Pedido de apoio às linhas aéreas
Em seu pronunciamento, o governador comentou que “o mais importante é a união em torno de um projeto. Quando se tem união política, já é um bom sinal”. Ratinho Jr. disse que o aeroporto regional “não depende só do Governo do Estado. Todas as licenças passam pela SAC e Infraero”. Enfatizou três vezes, em sua fala, que o importante, no momento, é que os aeroportos e as linhas aéreas de Beltrão e Pato Branco para o Aeroporto Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, se mantenham. Assim, conforme o governador, “começa a se criar uma viabilidade”.
Ressaltou que a demanda, hoje, no Brasil, é mais pelo transporte aéreo de passageiros do que de cargas. “A empresa vai lá [operar no aeroporto] se tiver passageiro ou cargas.” Depois de ressaltar estes pontos em relação à proposta, o governador falou aquilo que as lideranças esperavam dele. “Nós somos parceiros naquilo que pudermos viabilizar.” Mas emendou: “O mais importante não é só a classe política, mas a classe econômica [estar junto], para viabilizar os aeroportos, viabilizar as linhas áreas regionais, e nós somos parceiros”. Por último, garantiu que o governo estadual será parceiro da SAC neste estudo do Aeroporto Regional.
Pedron e Mauro Cenci lembraram que este é o único projeto do Paraná para a execução de um novo aeroporto em tramitação na SAC, em Brasília.