Licitação engloba a primeira etapa das obras, com a pavimentação em concreto whitetopping no trecho de 60 quilômetros entre o entroncamento da BR-153 até o acesso a Palmas.

O Governo do Estado publicou nesta semana o edital de licitação para contratação integrada das empresas que irão elaborar os projetos de engenharia e executar as obras de restauração em concreto whitetopping na PR-280, entre o entroncamento da BR-153 até o acesso a Palmas. O trecho, com extensão de 60 quilômetros é um dos mais deteriorados e perigosos da rodovia.
Esta é a primeira etapa da restauração da PR-280. A abertura das propostas está marcada para 26 de novembro. Na sequência serão realizadas as licitações para ampliações de capacidade de tráfego, com terceiras faixas, e melhoria da sinalização viária.
“A revitalização da PR-280 é um compromisso do nosso governo. A rodovia é estratégica para a economia paranaense e estamos trabalhando para torná-la mais moderna e segura”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD).
“Esta pauta está também com a bancada federal e eu tenho lutado para que avance; sabemos que a Amsop tem, na sua Carta do Sudoeste, a melhoria da PR 280 como prioridade e nos comprometemos com isso”, disse o deputado federal beltronense Nelsi Maria Varmelho (PSD).
No total, as obras para recuperação da rodovia são estimadas em R$ 171 milhões, recursos que virão do contrato de financiamento de R$ 1,6 bilhão, assinado em setembro pelo Governo do Paraná com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
“Depois da região de Palmas, o passo seguinte será o trecho de Beltrão até Pato Branco, com melhoria e terceiras pistas”, completou Vermelho.
Início das obras
De acordo com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, o objetivo é iniciar as obras o mais rápido possível. “Recuperar a PR-280 é um compromisso deste governo. Acredito que, no máximo, em janeiro a gente consiga colocar o maquinário na rodovia para resgatar essa que é a principal artéria de escoamento da safra do Sudoeste”, afirma.
“Estamos começando por um trecho muito crítico, que vai receber pavimentação em concreto, porque queremos resolver de forma definitiva os problemas e entregar uma nova rodovia para o Sudoeste”, acrescenta Silva.
Concreto
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, explica que é a primeira vez que o Estado utiliza a técnica de whitetopping. “Vamos reconstruir o trecho entre Palmas e Horizonte com concreto. É um investimento que talvez ultrapasse R$ 100 milhões e é o primeiro do programa Avança Paraná, anunciado em setembro pelo governador”, diz.
A técnica de whitetopping consiste no uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, aumentando a qualidade da obra e a durabilidade do pavimento. Enquanto o recapeamento com asfalto comum dura em média cinco anos, com o whitetopping a durabilidade pode chegar a 30 anos.
Amsop e OAB do Sudoeste na luta
Não é de hoje que uma demanda da advocacia e da população do Sudoeste mobiliza as subseções da OAB em Palmas, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.
Faz tempo: a Ordem quer melhorias na infraestrutura da rodovia PR-280. Na linha de frente, o presidente da OAB Paraná, o pato-branquense Cássio Telles.
“É uma excelente notícia essa do edital, um primeiro passo para arrumarmos a PR 280 e, em seguida, uma proposta de pedágio com preço responsável, sem abuso, é isso que defendo”, disse o advogado Fábio Forselini, de Pato Branco. O pedido de providências foi formulado, desde o ano passado, pelos presidentes das OAB´s de Palmas, Eduardo Tobera Filho; de Pato Branco, Jânio Santos Figueiredo; de Francisco Beltrão, Luiz Carlos Dagostini Júnior, além de Cássio Telles.
A Amsop tem na Carta da Sudoeste a melhoria da PR 280, e das rodovias em geral da região, como prioridade. Faz 18 anos que a entidade cobra a modernização do Corredor Sudoeste, mas nos últimos anos o trabalho foi reforçado, com apoio de outras entidades, campanhas e a articulação com o governo. “Cobramos e acompanhamos todo esse processo junto ao Estado, pois estamos falando da principal rodovia da região e por onde saí boa parte da produção industrial e agropecuária dos nossos municípios. É preciso pensar no bom escoamento da produção e na segurança de quem trafega pela via”, lembra o o prefeito de Salto do Lontra e presidente da Amsop, Maurício Baú (Cidadania).
