10.2 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Imunização de idosos com a vacina influenza

Imunização de idosos com a vacina influenza


Terá início dia 12 de abril, um sábado, a campanha nacional de imunização do idoso com a vacina influenza contra a gripe por apresentar um quadro de risco aumentado para complicações devido, principalmente a queda da imunidade natural com o avanço da idade, as preocupações dos agentes de saúde aumentam nesta época de transição climática o que propicia a proliferação do vírus influenza, afetando tradicionalmente em maior escala a população idosa que apresenta quadros agravados pela infecção com o vírus e suas complicações pulmonares, podendo levar muitas vezes ao óbito.
Em Verê os técnicos de Saúde estão mobilizados para a campanha de imunização. Conforme o secretário municipal de Saúde, Neri Miolla, na sede do município a vacina será ministrada no dia 12, no posto de saúde central e também nos distritos de Sede Progresso e Presidente Kenedy, no horário das 8 horas da manhã às 17 horas. “Esperamos alcançar um bom índice vacinal no dia da campanha, mas vamos estendê-la até o dia 30 de abril”, diz. Miolla lembra a eficácia da vacina com dados de pesquisas que mostram claramente a sensível queda dos números nos percentuais de internação pela doença nos países onde a ela foi implantada.
Por sua condição, os idosos também apresentam maior probabilidade de desenvolver o tétano, doença infecciosa transmitida pela introdução da bactéria através de ferimentos ocasionados por objetos perfurantes contaminados com terra, poeira ou dejetos de animais, e aqueles que ainda não fizeram o reforço deverão receber também a dose contra o tétano.
O secretário lembra que por ocasião do recebimento da vacina contra a gripe, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos deverão apresentar, além de um documento de identificação, a carteira de vacinação para que os agentes possam verificar a necessidade de completar ou iniciar o esquema de vacinação contra o tétano, bem como a necessidade de fazer reforço ou não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques