Regional

Atrações como a Corrida Maluca e a competição de carros não motorizados foram atrações da Inventum 2019.
Foto: Assessoria de Imprensa
A 6ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, a Inventum 2019, prossegue até amanhã, no Parque de Exposições, apresentando, aos visitantes, as novidades do setor. Uma maratona de 400 horas de programação, com palestras, competições, exposições, museus, áreas temáticas, corrida maluca, workshops, hackathons, praça de alimentação com food trucks e trilhas temáticas.
A Inventum se consolidou como uma das maiores feiras do setor tecnológico do Paraná, e entre as maiores do Brasil. Somente domingo, 10, passaram pela feira mais de 30 mil pessoas, e mais de 40 mil desde a abertura, na noite da última sexta-feira, 8. Os números são da comissão organizadora. Na noite de sábado, 9, no espaço da Bienal de Quadrinhos de Curitiba, participou um dos desenhistas mais importantes das Histórias em Quadrinhos (HQs) do mundo: o inglês David Lloyd.
Com a palestra “Por trás da Máscara”, o artista compartilhou com o público sobre a cocriação da icônica graphic novel “5 de Vingança”, lançada na década de 80 e sucesso ainda nos dias de hoje, bem como, sobre a máscara que faz referência a Guy Fawkes – um famoso conspirador inglês – e que se popularizou como símbolo de luta contra a tirania do poder. Lloyd também participou de uma sessão de autógrafos.
Já na manhã de domingo, 10, aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação entre o Parque Tecnológico de Pato Branco e o Parque Tecnológico Misiones, da Argentina. A parceria constituiu-se de um intercâmbio técnico, científico e financeiro, para estudos e pesquisas, desenvolvimento de produtos, realização de cursos e programas de treinamento e de estágios, a utilização de laboratórios, bem como, a concessão de bolsas de estudo e a organização, em conjunto, de programas específicos de pesquisa e desenvolvimento científico.
Ainda entre os eventos do fim de semana destaque para a 2ª Corrida Maluca, competição que movimentou a galera. A disputa, que estimulou a criatividade, o trabalho em grupo, o empreendedorismo e o conhecimento científico, consistiu na criação e montagem de carros não motorizados. Nessa edição, participaram 25 equipes na categoria Escolar e Livre, de diversas cidades da região.
Classificação
Categoria Escolar
Modalidade: Desempenho
1º lugar: Colégio Mater Dei (Pato Branco)
2º lugar: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças (Pato Branco)
3º lugar: Colégio Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Mariópolis)
4º lugar: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (Pato Branco)
5º lugar: Senai (Pato Branco)
Modalidade: Design
1º lugar: Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças (Pato Branco) e Colégio Integral (Pato Branco)
3º lugar: Senai (Pato Branco)
4º lugar: Colégio Alfa Águia (Pato Branco)
5º lugar: Colégio Estadual do Campo São Roque (Pato Branco)
Categoria Livre
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) (Guarapuava)