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Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

IPTU de Dois Vizinhos já está disponível para impressão; entrega será no fim do mês

Primeira parcela vence no dia 10 de julho e o imposto teve reajuste, com base no IGP-M, de 7,55%.

No ano passado, a entrega dos carnês aconteceu no Centro Cultural Arte e Vida.
No ano passado, a entrega dos carnês aconteceu no Centro Cultural Arte e Vida.

Os contribuintes de Dois Vizinhos já podem imprimir os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O vencimento da primeira parcela será no dia 10 de julho e quem optar pelo pagamento à vista terá 3% de desconto. Sem desconto, o imposto pode ser parcelado em quatro vezes. O reajuste, em comparação com o ano anterior, foi de 7,55% e é balizado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Entre os dias 24 e 28 de junho, para quem não tem acesso à internet, será feita a entrega dos carnês no pavilhão da Paróquia Imaculada Conceição. “Não vamos pré-imprimir os carnês como nos anos anteriores, em virtude da grande quantidade que era jogada fora. Vamos fazer a impressão na hora, nesses dias, com uma grande equipe para atender a demanda. A dica, para quem tem internet, é imprimir no site da prefeitura (www.doisvizinhos.pr.gov.br)”, informa Vanderlei Cardoso, diretor do Departamento de Tributação. Pede-se que a população leve o cartão antigo do IPTU.

O atendimento será das 7h30 às 18h, sem intervalo para o almoço. Os contribuintes de Dois Vizinhos já podem imprimir os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O vencimento da primeira parcela será no dia 10 de julho e quem optar pelo pagamento à vista terá 3% de desconto.

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Sem desconto, o imposto pode ser parcelado em quatro vezes. O reajuste, em comparação com o ano anterior, foi de 7,55% e é balizado pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Entre os dias 24 e 28 de junho, para quem não tem acesso à internet, será feita a entrega dos carnês no pavilhão da Paróquia Imaculada Conceição.

“Não vamos pré-imprimir os carnês como nos anos anteriores, em virtude da grande quantidade que era jogada fora. Vamos fazer a impressão na hora, nesses dias, com uma grande equipe para atender a demanda. A dica, para quem tem internet, é imprimir no site da prefeitura (www.doisvizinhos.pr.gov.br)”, informa Vanderlei Cardoso, diretor do Departamento de Tributação. Pede-se que a população leve o cartão antigo do IPTU.

O atendimento será das 7h30 às 18h, sem intervalo para o almoço. Márcia Besson Frigotto, secretária de Administração e Finanças, falou sobre os motivos da prefeitura optar pela cobrança na metade do ano.

“É um imposto que está sob o comando do município, é anual e nós viemos numa dinâmica diferente: antes, o imposto era cobrado no início do ano, mas o prefeito Raul Isotton (MDB) tinha uma preocupação, as pessoas reclamavam, porque todas as famílias têm situações bem parecidas e, nos primeiros meses do ano, temos uma infinidade de taxas, vêm das festas de final de ano, tem material escolar, o IPVA e a gente acabou mudando a cobrança para o segundo semestre para facilitar e melhorar a questão financeira das pessoas”, acrescentou. Ela relatou sobre como o imposto ajuda na arrecadação.

“Temos mais de 15 mil imóveis que geram cerca de R$ 4,3 milhões. Desse total, temos que descontar 25% para educação e 15% para a saúde, ou seja, 40% já vem destinado. Com isso, para obras, sobram pouco mais de R$ 2 milhões. Isso não é muito dinheiro quando se fala em pavimentação, construção de pontes, que são obras caras.

É, sim, um valor importante, uma folga para fazer melhorias, mas não é tão grande como o município precisaria. Temos grandes preocupações com a taxa de inadimplência, que é alta, algo em torno de 30%, pelos dados de 2018 e queremos que baixe”. Vanderlei Cardoso destaca como será a cobrança dos inadimplentes. “A Receita Federal já está adotando o protesto, ele vem como obrigação ao município.

Eles não querem que aguarde cinco anos para cobrar: venceu, no ano, já encaminha para protesto. Temos uma linha de 2015 até 2018 de débitos e vamos notificar administrativamente, para que as pessoas regularizem”, explicou .A legislação também prevê que as pessoas com mais de 65 anos ou portadores de deficiência,com apenas um imóvel e renda de até três salários mínimos, pode mpedir a isenção. “Em 2018, foram cerca de 600 imóveis com isenção e, nesse ano, foram cerca de 500 que estão cadastrados”, conclui Vanderlei. 

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Bom momento financeiro

Márcia Frigotto enfatiza o bom momento das finanças no município. “Vivemos uma estabilidade. Nossa expectativa de orçamento, em 2019, era de R$ 139 milhões, mas existe uma diferença com o que entra efetivamente. Temos percebido, pela prestação de contas do primeiro quadrimestre, que teremos uma arrecadação 10% menor do que o orçamento previsto. Ou seja, nossa arrecadação mensal prevista era cerca de R$ 11 milhões e, tivemos, nos primeiros meses, cerca de R$ 10 milhões. O município trabalha com planejamento, cada secretaria tem hoje suas metas, sabe quanto tem que gastar e só se gasta o que arrecada. O trabalho é pensado para sobrar cerca de R$ 6 milhões do livre para fazermos investimentos. Se não tivermos nenhuma notícia negativa, teremos condições de investir esses R$ 6 milhões da economia”, concluiu.

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