
O Município de Eneas Marques efetivou mais uma ação importante na área da Infância e Juventude. Acontratação de cinco Jovens Aprendizes que proporcionará a oportunidade do aprendizadoprofissional. Garantindo um direito previsto em lei.
Conforme o prefeito Maikon André Parzianello (PSDB), tal ação visa oportunizar aos nossos jovens a aprendizagem e qualificação necessária para o mundo do trabalho, garantindo o acesso a este direito, um momento extremamente importante para nossa sociedade, onde o Poder Executivo atua de forma efetiva na implementação desse direito.
Ele enfatiza ainda que, esta ação é um passo importante, mas com o comprometimento de todos, principalmente das empresas em aderir ao programa, o poder público, a sociedade e a família passará também a desempenhar um papel de orientador dos jovens que estão construindo seus projetos de vida.
Leandro Legramanti, Diretor de Assistência Social, reforça a importância de ações positivas que possam contribuir para um presente com garantias de direitos reais a todos, e hoje o sonho de ter o primeiro emprego é algo desejado por muitos jovens que somente querem uma oportunidade de demonstrar suas habilidades e potenciais. A efetivação deste programa demonstra a atenção que o prefeito Maikontem com a área da infância e juventude, priorizando sempre ações na área da criança e do adolescente.
Ainda de acordo com o diretor, Enéas Marques demonstrou hoje a preocupação em dar oportunidade a todos os jovens, sem distinção ou preconceitos, da união de todos em face de um objetivo comum, construir uma sociedade mais justa e reestabelecer a valorização a quem trabalha.
O Departamento de Assistência Social também acompanhará os adolescentes e suas famílias no cumprimento das condicionalidades do programa, como frequência escolar e incentivo da família à profissionalização e inserção futura no mercado de trabalho.
Através da adesão ao Programa Aprendiz, o município pretende ampliar a participação de jovens no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolvido no CRAS. Serviços este que visa a formação de jovens autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.
No Programa de Apredizagem o conhecimento é construído com base no desenvolvimento de competências, e o trabalho que hoje representa um valor social, é visto como uma atividade que significa fonte de realização pessoal, reconhecida e valorizada, desassociada de uma concepção consumista que vê o trabalho como simples fonte de renda.