19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Lançada a revista do plano de desenvolvimento 2030

Evento na Vizivali marcou mais ?um passo? para o trabalho que está sendo pensado na cidade em curto, médio e longo prazo.

 

Luiz Carlos Peretti é o coordenador do Plano de Desenvolvimento DV 2030.

Na noite de terça-feira, 28, no anfiteatro da Vizivali, aconteceu mais uma reunião do plano de desenvolvimento local ‘Dois Vizinhos 2030’. Na ocasião, foi lançada a revista Dois Vizinhos 2030, que contém todo o planejamento em curto, médio e longo prazo para o município. Além disso, foi apresentada uma pesquisa realizada com 140 das 143 indústrias duovizinhenses em 2014 e aconteceu a palestra ‘A importância do capital humano capacitado em tempos de crise’, com o professor Marcelo Moura, coordenador do Senai de Pato Branco.

A pesquisa foi apresentada por Sandra Moreira. Segundo ela, a cidade conta, hoje, com 143 empresas no setor. Para computar os dados, foram entrevistados 140 empresários. “Essas informações ajudam a gente a conhecer a nossa realidade para podermos planejar melhor nosso futuro. Com essa base, podemos fazer vários trabalhos e já utilizamos diversas informações no plano Dois Vizinhos 2030”, disse.

- Publicidade -

Ela destacou que o objetivo é fazer também um levantamento semelhante com o comércio e as empresas de serviço. Entre os dados mais interessantes que foram expostos estão que as indústrias, sem contar a BRF, estão com planejamento de contratar 1.257 pessoas até 2017. “Como a pesquisa foi feita em 2014 e diante do cenário de crise, ligamos para diversas empresas e a grata surpresa é que todos mantiveram a expectativa de contratações”, completa.

Em seguida, aconteceu o lançamento da revista Dois Vizinhos 2030. Em seu discurso, Adriano Radaelli, presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), agradeceu a presença de todos e falou sobre o plano. “Esse projeto foi pensado para que a gente possa conversar com os diversos setores e com a população para termos bons resultados no futuro. A revista é um dos nossos primeiros passos e mostra todo nosso planejamento”.

Gelson Lindner (PMDB), presidente da Câmara de Vereadores, ressaltou dados da pesquisa. “Esse trabalho nos enche de alegria e também de preocupações. Vemos que os empresários estão saturados com a carga tributária e como seria diferente se a gente conseguisse reduzir ela. Mesmo assim, graças a empresários ousados, a cidade está avançando bastante”, afirmou.

Luiz Carlos Peretti, que está coordenando a elaboração do plano, falou sobre a importância do trabalho que está sendo feito. “No Sudoeste, a gente já trabalha o plano de desenvolvimento do Sudoeste. Esse plano tem metas para o futuro, num grande objetivo de que 60% dos municípios consigam, no mínimo, 0,80 no desenvolvimento humano. Temos apenas três que estão com esses índices e, até 2020, precisamos que 24 municípios atinjam esses índices. Evidente que se os municípios não se organizarem, dificilmente vamos conseguir chegar nessa proposta. Por isso que os municípios precisam começar a trabalhar esses planos”, conta.

Ele comenta que Dois Vizinhos saiu na frente. “Estamos com a revista, com o plano pronto e estamos pensando lá na frente, em 2030. A revista é simples, compacta e objetiva. Ela é auto-explicativa e está embasada em propostas de 16 entidades que dão sustentação ao plano. Unindo as forças, se integrando, se organizando, fazendo um trabalho em cooperação a gente vai conseguir mudar a nossa realidade”, completa.

Por fim, o prefeito Raul Isotton (PMDB) também falou sobre a importância do planejamento. “Se existe um entusiasta de Dois Vizinhos sou eu. Eu acredito na nossa cidade e também vejo essa pesquisa com bastante otimismo e preocupação. De um lado, como empresário, concordo com as dificuldades de tributos. Por outro, como administrador público, precisamos aumentar nosso orçamento e isso vem através de tributos. Mesmo assim, acredito que o futuro reserva coisas boas. Eu sei que Dois Vizinhos vai crescer muito e, por isso, esse planejamento é importante”, conclui. Para finalizar, aconteceu a palestra ‘A importância do capital humano capacitado em tempos de crise’, com o professor Marcelo Moura, coordenador do Senai de Pato Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques