
Foto: Maikiel da Silva
Na quarta-feira, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e empresariais do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina se reuniram no Centro de Eventos Heitor Rodrigues, em Santo Antônio do Sudoeste para tratar sobre a criação do movimento pela “Modernização da BR 163, basta de acidentes”.
Com 3,5 mil quilômetros de extensão, a rodovia liga Tenente Portela (RS) a Santarém (PA), sendo o principal corredor de escoamento da produção do País. Mas a falta de investimentos na atual infraestrutura desta rodovia tem contribuído para o alto número de acidentes, uma média anual de aproximadamente 460 ocorrências, resultando em cerca de 30 mortes todos os anos.
Para o prefeito anfitrião, Zelírio Ferrari (PMDB), a rodovia que liga o Sul ao Centro-Oeste e Norte do País, e possui fundamental importância para o escoamento da produção, sendo importante eixo de desenvolvimento, merece atenção especial do Governo Federal.
“Não podemos admitir que uma rodovia, que deveria ser responsável pelo desenvolvimento e pelo progresso, tornou-se um pesadelo para as famílias que precisam transitar por ela; basta de acidentes; o Sul precisa ser respeitado pelas autoridades, pois o progresso do País começa aqui”, destacou Zelirio.
Embora o trecho da BR 163 de Capanema a Barracão tenha sido recuperado, nos mais de 90 quilômetros, apenas um ponto, entre o município de Pérola D’Oeste e Pranchita, conta com terceira faixa, e os acostamentos são praticamente inexistentes. As situações mais críticas estão entre Santo Antônio do Sudoeste e Barracão, onde em pontos íngremes, como o caso da serra do BNH, caminhões são obrigados a transitar em baixíssima velocidade, provocando engarrafamentos e acidentes.
Foi deliberado na reunião pela criação do Comitê pela Modernização da BR 163, que contará com a participação de todos os prefeitos, de um representante da Amsop, um representante da Acamsop e das associações comerciais e empresariais, e será presidida pelo prefeito Zelírio Ferrari.
Além disso, foi aprovado um manifesto que será enviado aos deputados, senadores, ao Dnit e ao ministro dos Transportes (Maurício Quintela).
“A primeira agenda do comitê será com os órgãos competentes, neste caso o Dnit e Governo Federal, onde estaremos apresentando nossa reivindicação e cobrando urgência na execução do projeto de modernização e duplicação de toda a rodovia no Sul do País”, concluiu Zelírio .