Ela é escritora, cidadã honorária de Mangueirinha e contabilista.
Cerca de 130 mulheres assistiram a palestra “Quando uma mulher se ama”, quarta-feira, 19, no Centro de Capacitação de Professores, na Prefeitura de Marmeleiro. A palestra foi ministrada por Luciana Dorini, com organização do Departamento Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para celebrar o Dia Internacional da Mulher – 8 de março. Estavam na frente de honra o prefeito Jaimir Gomes, a primeira-dama Elizangela Gomes da Rosa, a psicóloga do Cras Adriana Melim e a palestrante Luciana.
Luciana Dorini é contadora e servidora da Câmara de Mangueirinha, escritora, cidadã honorária daquele município; também criou o Blog: Eu tenho um Hemangioma, onde conta sua história de vida, superação, vivência com a anomalia e motiva milhares de pessoas, e mulheres a buscar a autoestima e o amor próprio. Luciana também é palestrante e já são 138 palestras ministradas desde 2015, quando iniciou esse trabalho para compartilhar a própria história de vida e como é possível transformar a história de outras mulheres quando se amam.
Luciana nasceu com uma mancha na face. Aos oito meses de idade teve a primeira hemorragia e, ao longo de sua história, vivenciou várias cirurgias por conta do hemangioma.

Amar mais
Durante a palestra, Luciana compartilha que a autoestima (o amor próprio) foi o que a manteve viva e pede para que as mulheres se amem, se coloquem em primeiro lugar porque assim, os problemas se tornam pequenos e os sonhos realizáveis. “Falar para as mulheres tem uma emoção muito especial porque hoje sabemos que apenas 4% das mulheres do mundo se acham bonitas, se amam como são e isso é pesquisa, é comprovado e eu quero tentar, com a minha fala, fazer com que essas mulheres comecem a se amar mais, a valorizar o que sentem, o que fazem, porque muitas mulheres se cobram por tudo e acham que o que fazem é sempre pequeno de mais” disse Luciana.
A palestrante afirmou que “acham que elas são menores do que os outros, que são menores que os homens, e não são. Nós somos grandiosas, nós mulheres temos uma força, temos uma paz, temos um amor tão grande, só que a gente acaba dando esse amor pro mundo e esquecendo de se auto amar. E é isso que quero lembrar às mulheres, que se amem em primeiro lugar porque o primeiro lugar da nossa vida é destinado a nós. E que nós precisamos estar bem para cuidar dos outros e que elas se amem como são, independente de condição física, ou estética. Que elas se mostrem para o mundo, sem vergonha de ser feliz”.
Mulheres que participaram do evento saíram renovadas e motivadas a buscar o amor próprio. Edilaine Locateli achou “muito bonita e incentiva as pessoas a terem confiança e buscarem o amor próprio e a auto confiança porque sei que é difícil mas como a Luciana disse não é impossível, principalmente para mim, que faço tratamento para a depressão então, eu gostei muito e saí bem mais animada”.