
No último sábado, 27, foi realizado em Eneas Marques um encontro com a participação dos idosos que integram os grupos de convivência do município. Mais de 400 pessoas dos seis grupos constituídos na cidade e nas comunidades participaram das atividades que iniciaram às 8h30, com recepção, missa, atividades físicas, almoço e a matinê na parte da tarde.
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Leandro Legramanti, todo o evento foi voltado à valorização das pessoas da terceira idade, contando com o apoio do Departamento de Assistência Social, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e demais setores da administração.
Trabalho com as coordenações
Ele enfatizou a colaboração de todos para a condução dos grupos de idosos do município. “Nós temos um grande trabalho dos coordenadores de cada grupo, os motoristas que conduzem os idosos nas atividades e encontros, a equipe do Cras que trabalha no dia a dia e também na organização deste evento e a prefeitura que oferece os recursos e o suporte para a organização e integração dos grupos de idosos.”
Leandro comentou que o conselho e a prefeitura buscam organizar e trabalhar junto com os grupos da terceira idade, cumprindo o dever de dignificar o idoso, assegurando a sua participação na família, na sociedade, com liberdade e autonomia, proporcionando ações que envolvam os idosos para um envelhecimento saudável e prazeroso.
O vice-prefeito Pedro Izidio Mazon lembrou que o objetivo é sempre apoiar os setores que promovem a atenção e o cuidado com o idoso, que hoje tem uma longevidade cada vez maior, por isso é preciso oferecer condições e atividades que possam melhorar a qualidade de vida desta parcela da população, o que reflete diretamente na convivência da família.
Valorização da história
Para o prefeito Maikon Parzianello (PSDB), a confraternização dos idosos é um reconhecimento pela colaboração na história de Eneas Marques. “O trabalho da administração está voltado para todas as pessoas do município, e neste ano em especial, quando se comemora os 50 anos de emancipação de Eneas Marques, é importante lembrar de todos que fazem parte desta história. Temos atividades que estão auxiliando os grupos de idosos, integrando e valorizando a sua importância na família e na comunidade, isso traz para nós uma satisfação imensa, vendo em cada um, um sorriso e uma vontade de viver com mais intensidade.”