?Mandioca gigante? de 71 quilos é colhida por agricultor
Do Jornal de Pato Branco
Os produtores rurais Garibaldi e Assunta Cousseau se surpreenderam dia 22 de julho quando colheram um pé de mandioca com dez raízes e pesando exatamente 71 quilos. O fato aconteceu na propriedade do casal, localizada na Linha Alto Vera Cruz, a três quilômetros da sede do município de Cruzeiro do Iguaçu, na região Sudoeste. Na propriedade de 90 hectares, o casal produz soja, milho, frango, frutas e numa pequena área, mandioca, que é usada para a alimentação do rebanho bovino e também para os peixes.
?Estava podando uns galhos de algumas árvores frutíferas quando percebi que o tamanho do ramo deste pé de mandioca era fora dos padrões. Tive que utilizar a ajuda de uma moto-serra para conseguir retirá-lo do solo?, conta o produtor.
O pé de mandioca ?gigante? chamou a atenção de autoridades ligadas à agricultura. O gerente da Emater de Cruzeiro do Iguaçu, Marcos Bourscheidt afirma que no desenvolvimento do pé que foi plantado em agosto de 2001, houve algumas alterações genéticas que resultaram no desenvolvimento expressivo das raízes. ?Com certeza a mandioca colhida na propriedade da família Cousseau é de ótima qualidade nutricional e apta para o consumo. São casos raros registrados dentro da agricultura paranaense?, afirma o técnico.
Ainda de acordo com o produtor, essa não é a primeira vez que uma mandioca ?gigante? é encontrada em sua propriedade. No ano passado outro pé semelhante a esse também foi colhido. Um pé de mandioca nas condições normais é encontrado e média, entre 4 e 6 quilos. Texto e foto Romeu Júnior.