19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Manejo e conservação de solos e água rendem premiação para 19 propriedades rurais

Resultados foram apresentados ontem, durante o Seminário Regional de Conservação de Solos.

 

O engenheiro agrônomo Ricardo Kraspreski, da Secretaria do Estado da Agricultura/Deral, apresentou os gráficos e resultados dos concursos. 

Os trabalhos desenvolvidos pelos agricultores no manejo e conversação dos solos e da água foi o tema definido para a escolha das Propriedades Destaque 2015. Os resultados foram apresentados ontem, durante o Seminário Regional de Conservação de Solos, realizado no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, em Francisco Beltrão. Ao todo, 19 propriedades foram escolhidas, uma de cada município que integra o Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) – seriam 20, mas o município de Verê não participou.

Secretários municipais, diretores de departamentos, técnicos, agrônomos, lideranças e produtores rurais participaram do evento, que reuniu mais de 200 pessoas. As atividades iniciaram às 14 horas, com a apresentação do Programa Estadual Plante Seu Futuro, que propõe ações voltadas para uma agricultura mais sustentável e que proporcione melhor rentabilidade com preservação do meio ambiente. Uma palestra técnica com o tema “Manejo Integrado de Pragas e Conservação de Solos” foi proferida pelo engenheiro agrônomo Nelson Harger, da Emater.

- Publicidade -

“Ainda tem muito pra fazer”
A propriedade de quase dez hectares do agricultor Nelso Parizotto, de 55 anos, fica na Linha Santo Isidoro, em Francisco Beltrão. Ele foi o destaque do município e foi com toda a família para receber o certificado – a esposa Seli e os filhos Diogo e Cristiele. O produtor garante que ficou muito feliz com o reconhecimento, mas afirma que ainda tem muito trabalho para fazer. “Minha propriedade trabalha com o leite. Eu tenho meus piquetes, a grama bem formada, os murunduns bem feitinho, não desmanchei nenhum. Já coloquei calcário e fósforo na terra e tenho minha fonte de água bem protegida, coberta, com a mata e tudo cercado. Tenho acompanhamento técnico, e sozinho não conseguiria nada. Mesmo assim, ainda não tenho  sensação de dever cumprido, porque tem muito a se fazer. Mas estou muito feliz, uma grande satisfação pra toda minha família”, relata. 
Os 19 produtores selecionados como Propriedade Destaque ganharam uma viagem técnica para o Porto de Paranaguá e um roteiro turístico no município de São José dos Pinhais. A Comissão Regional, que realiza o seminário e as avaliações, é composta pelas seguintes entidades: Seab, Emater, Amsop, Adapar, Senar, Codapar, Prefeitura de Francisco Beltrão, Embrapa e Assema. 

Monitoramento de perdas
Além da revelação dos escolhidos, o seminário apresentou também o resultado do Monitoramento Regional da Redução de Perdas na Colheita de Soja 2015 – que este ano substituiu o concurso regional tradicionalmente realizado desde a safra 2009/2010. De acordo com a Comissão Regional, a intenção a partir de agora é alternar, ano a ano, entre o concurso e o monitoramento. “O objetivo principal é mensurar o quanto de grãos de soja está ficando nas lavouras durante a colheita. Acredito que os trabalhos até agora trouxeram bons resultados”, disse o engenheiro agrônomo Ricardo Kraspreski, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab. 
Ricardo Kraspreski fez uma explanação sobre o programa e apresentou dados registrados desde a primeira edição. A área destinada ao cultivo de soja na última safra (2014/15) nos 20 municípios da regional foi de 254.640 hectares, pouco mais de 6% maior que na safra anterior, que totalizou 239.770 hectares. “Atualmente, podemos dizer que 85% das lavouras são de soja. E a tendência é aumentar. Estimamos que para a safra que vai iniciar em breve, a área de soja ultrapasse 260 mil hectares”, afirma o agrônomo.
Neste ano, foram realizadas 188 coletas, montante um pouco menor que na safra anterior (201). Conforme as análises do Deral, a média regional de perdas mantinha um ritmo constante de redução. Foram 2,5 sacas por hectare na safra 2009/10; 1,17 sacas na safra 2010/11; 1,08 sacas em 2011/12; 0,74 saca em 2012/13; e 0,54 saca em 2013/14. Mas, neste ano, apresentou um leve aumento na média: 0,75 saca por alqueire. “Durante o concurso, reduziu significativamente as perdas. Mas queríamos saber se sem o concurso iria manter essa boa média. Apesar de um leve aumento, ainda está bem abaixo do constatado no primeiro ano. Há expectativa de que continuem perdendo menos, mas acendeu a luz amarela, e se não prestarmos atenção, isso pode voltar a crescer. É preciso manter esses resultados”, destaca Ricardo.
Entre as coletas realizadas neste ano, o melhor resultado foi de 0,09 saca perdida por hectare, resultado também um pouco superior à safra anterior, quando o melhor resultado foi de 0,07 saca/hectare. “Desta vez, o produtor ficou mais a vontade, não tinha aquela pressão do prêmio. Isso foi importante para realmente avaliar como estava a situação. Se tivesse regredido muito, certamente estaríamos bastante preocupados, mas o resultado provou que estamos no caminho certo. Ficou provado que a maioria está trabalhando para manter a redução nas perdas”, disse Neri Munaro, chefe do Núcleo Regional da Seab.
Um dos fatores que mais contribuiu para a significativa redução das perdas, segundo Ricardo, foram os diversos cursos de regulagem de colheitadeiras, realizados pelo Senar com os operadores de máquinas da região. “Os mais eficientes permanecem tendo resultados eficientes”, ressalta.

De Francisco Beltrão, a propriedade de Nelso Parizotto foi escolhida como destaque. Na foto, o secretário de Desenvolvimento Rural, Nelcir Basso, o produtor Nelso Parizotto com os filhos, Diogo e Cristiele, e a esposa, Seli, e a vereadora Daniela Celuppi. 

 

Propriedades destaques de 2015

Município………………………………………………………. Produtor

Ampere……………………………………………………. Leocir Sotoriva

Barracão……………………………………………. Edi Sandro Volpatto

Bela Vista………………………………………….. José Carlos Batista

Bom Jesus………………………………………….. Angelin de Ganzer

Capanema…………………………………. Luiz Menin/Olimpio Menin

Eneas Marques…………………………………. Eliton Celestino Frizo

Flor da Serra……………………………………………… Abilio de Bona

Francisco Beltrão………………………………………. Nelso Parizotto

Marmeleiro………………………………………………. Sandro Arnhold

Manfrinópolis……………………………………………… Sílvio Teixeira

Pérola D’Oeste………………………………. Anselmo Antônio Freddi

Pinhal S. Bento…………………………………. Osvanir José Barbieri

Planalto…………………………………………………….. Nelson Pagel

Pranchita……………………………………………. Cezar Luiz Marodin

Realeza………………………………………………….. Francisco Lima

Renascença…………………………………….. Neli Jaime Sganzerla

Salgado Filho………………………………….. Antônio Cleomar Klein

Santa Izabel…………………………………………. Everton Funguetto

Santo Antônio    Eloir Maffi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques