23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Mariópolis não terá sua tradicional Festa da Uva

As geadas causaram perdas nos parreirais.

 

Valdenir Germiniani, Nadir Rissardi e o prefeito Mário Paulek. A decisão da CCO foi cancelar a festa da uva nos moldes tradicionais em Mariópolis

A comissão organizadora da Festa da Uva 2015/2016 reunida nesta semana resolveu cancelar a festa prevista para janeiro de 2016. O motivo foi a quebra de mais de 50% da produção, por causa da geada registrada na primeira quinzena de setembro, que provocou prejuízos enormes nos parreirais de Mariópolis.

Segundo o chefe do Departamento de Agricultura, Valdenir Germiniani, das 1.200 toneladas de uva previstas, o município deverá colher pouco mais de 500 toneladas, nos 65 hectares cultivados pelo agricultores familiares ligados à Frutimar.
“Nós teremos uva para atender a demanda do consumo in natura da comunidade que sempre adquire a uva de Mariópolis, mas não para a demanda da festa nos moldes sempre realizados”, destacou Valdenir Germiniani.
Segundo o presidente da Vinícola São Francisco de Sales, Nadir Rissardi, a quebra na safra por causa da geada vai permitir que seja realizada apenas a feira, em patamares menores mas com condições de atender a demanda do mercado.  
O prefeito Mário Paulek afirmou que a Feira da Uva vai permitir a comercialização dos produtos coloniais pelos agricultores familiares do município e atender os consumidores que tradicionalmente consomem a uva de Mariopolis. “Para a próxima safra vamos, aí sim, correndo tudo bem realizar uma grande festa da uva, como a região está acostumada a ver em Mariópolis”, disse Mário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques