Regional
.jpg)
Nessa última terça-feira, 5, foram realizadas duas proteções de nascente em uma propriedade na comunidade KM-15, em que se estimou vazões de 9.504 litros por dia e 25.056 litros por dia, totalizando a vazão diária em 34.560 litros, que auxiliarão no abastecimento domiciliar e na dessedentação de animais.
O Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Marmeleiro, iniciou em julho de 2021 as atividades de proteção de nascentes de água. A iniciativa visa aplicar medidas de engenharia para promover a proteção de nascentes de água em propriedades rurais do município, a fim de garantir o abastecimento principalmente para consumo humano e animal.
A partir da identificação de propriedades em que haja o interesse em proteger uma nascente, servidores do departamento realizam visita, a fim de identificar o melhor modo de proteção, bem como os materiais necessários. No caso de nascentes profundas, a proteção é realizada a partir de tubos, sendo esta modalidade responsabilidade do Departamento de Agricultura e Abastecimento. No caso de nascentes superficiais, a técnica utilizada é chamada de proteção por solo cimento. Na sequência, é realizado o plantio de mudas florestais nativas no entorno do local, as quais são cedidas pelo viveiro do Instituto Água e Terra (IAT).
Até o momento, em menos de três meses, foram protegidas nove nascentes, sendo que quatro estão situadas na bacia do Rio Marrecas, e cinco na bacia do Rio Marmeleiro. A vazão média destas fontes varia de três mil a 25 mil litros/dia, o que garante aos produtores maior segurança em caso de estiagem. Além disso, o Departamento possui mais de 20 solicitações de proteção de nascente, as quais serão atendidas ao longo dos próximos meses.
A ação possui duas formas de aplicação: nas propriedades pertencentes ao Rio Marrecas, é fornecido a consultoria técnica e todo material necessário, visto possuir recursos provenientes do ICMS Ecológico. Já as propriedades do Rio Marmeleiro são contempladas com a consultoria técnica, horas-máquinas e pedras rachão, porém devem providenciar o restante dos materiais necessários, como canos, mangueiras, caixas de água.
Em breve haverá o lançamento oficial do projeto de proteção de nascentes. Os produtores interessados podem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente e Recursos Hídricos pessoalmente, na Avenida Macali, n° 440, primeiro piso, ou por meio do telefone (46) 3525-2086.