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quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Modernização do Corredor do Sudoeste continua em estudo pelo Governo do Estado

 

O Corredor Sudoeste abrange um trecho de três rodovias (PRs 182, 483 e 280) de quase 300 quilômetros entre Realeza e Palmas.

 

 A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) e a Agência de Desenvolvimento Regional apresentaram, em 2013, projetos para modernização das rodovias do Sudoeste do Paraná. 
As propostas elaboradas no projeto apontavam que as estradas da região necessitavam de melhorias urgentes, em pelo menos, três trechos. Na época, o corredor do Sudoeste, que liga o Oeste do Estado ao Centro Sul, ou seja, de Realeza a Palmas, num espaço de 300 km de extensão, tinha de ser melhorado com urgência, pois era e é o ponto mais crítico. Os outros são de Salto do Lontra a Dois Vizinhos e de Dois Vizinhos a Francisco Beltrão. 
De lá para cá, diversas lideranças, capitaneadas pela Amsop, como o antigo presidente da entidade, Altair Gasparetto (PSDB), prefeito de São João, e mais recentemente o atual presidente, Luiz Bandeira (PP), prefeito de Marmeleiro, além de deputados estaduais, estão frequentemente cobrando uma atitude do Governo do Estado. 
Em nota, a assessoria da Secretaria de Infraestrutura e Logística informou que o secretário José Richa Filho está acompanhando a situação e que os estudos para a modernização estão em processo de finalização. “O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) está finalizando a análise dos estudos feitos pelo Consórcio Caminhos do Sudoeste (Dalba/Compasa), que indicam as ações para ampliar a capacidade deste segmento de rodovias. Somente depois da conclusão desta análise, o DER vai encaminhar um parecer ao Conselho Gestor de Concessões, para que o mesmo possa definir as datas para lançar concorrência deste segmento rodoviário”, explicou o secretário.  
De acordo com o estudo e através de uma pesquisa realizada com a população regional, as principais solicitações estão ligadas para terceira pista, duplicação de trechos, melhorias nos acostamentos e manutenção permanente nas rodovias.

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Deputado estadual Wilmar Reichembach requer informações sobre investimentos na rodovia entre Marmelândia e Horizonte

Em sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Reichembach (PSC) protocolou um requerimento pedindo informações ao Secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, referente aos investimentos anunciados no ano passado para melhorias na rodovia entre Marmelândia (interior do município de Realeza) e Horizonte (interior do município de Palmas), que compreende trechos da PR 182, PR 483 e PR 280. O documento foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa.
Para Reichembach, o tema requer toda a atenção e cobrança por parte do poder público. “Este assunto é de extrema importância e prioridade, pois os investimentos foram anunciados em 2015 e até agora as obras não foram iniciadas, prejudicando os que trafegam naquela região”, afirma o deputado.
O investimento naquela rodovia e a duplicação de alguns trechos entre Marmelândia e Horizonte são aguardados há tempos pela população. O local é uma ligação importante entre o Sudoeste e outras regiões, como o Oeste paranaense e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ligação para Curitiba pelo Sul do Estado e também para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por causa do grande movimento em função do escoamento da produção regional, o trecho é palco de diversos acidentes de trânsito. Também estão previstas a instalação de trincheiras e viadutos para aumentar a segurança e melhorar o tráfego.

 

Comitiva de Dois Vizinhos pede que Traiano ajude no projeto para a melhoria de rodovia

 O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), recebeu ontem, junto com o deputado Paulo Litro (PSDB), uma comitiva de Dois Vizinhos, liderada pelo prefeito Raul Isotton (PMDB), que foi pedir pelo rápido início de obras para melhorias da importante ligação entre a cidade e Francisco Beltrão. Um trecho de 40 quilômetros da PR 180, segundo a descrição do prefeito e sua comitiva, é uma rodovia perigosa, sem acostamento e com graves falhas na pista.
O resultado dessas deficiências na rodovia é um grande número de acidentes, com mortes e dificuldades no tráfego de veículos, em um trecho por onde escoa uma parte fundamental da grande produção agrícola da região, inclusive da BRF, que gera 2,8 mil empregos na região. 
Traiano trouxe o diretor do DER, Nelson Leal, e um representante da Secretaria de Infraestrutura e Logística, para cobrar providências sobre o início das obras – que já foram autorizadas por emendas aprovadas na Assembleia.
Nelson Leal disse que a demanda dos moradores de Dois Vizinhos “é correta” e que um projeto para restauração e melhoria da capacidade da rodovia, com a construção do acostamento e terceira pista, “será colocado em prática com a maior rapidez possível, tão logo a elaboração do projeto esteja concluída.” Ele destacou que o Paraná, “graças ao ajuste fiscal, promovido pelo governador Beto Richa [PSDB] e aprovado pela Assembleia, tem recursos, ao contrário da maioria dos Estados, para tocar essa obra.”
O prefeito de Dois Vizinhos foi até a Assembleia com uma comitiva integrada por vereadores, presidente da Câmara Municipal, secretários municipais, o presidente da Associação Comercial, radialistas e empresários.
Entre eles, Adriano Radaelli, presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos; Edilberto Minski, vice-presidente da Associação Empresarial e presidente do Rotary Club; Edson Spiassi, secretário de Saúde de Dois Vinhos; Francisco Fialkoswski, representante do Rotary Club; Itamar Boareto, secretário de Governo da Prefeitura; Jairo Favreto, gerente da BRF de Dois Vizinhos; Luiz Carlos Peretti, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional; Paulo Marchese, do Conselho Superior da Associação Empresarial; Valdir Pagnoncelli, coordenador do Comitê Gestor do projeto e Pesquisa e Estudo de Tráfego das Rodovias do Sudoeste; e Valmor Sarturi, presidente da Sindivale (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Vale do Iguaçu).

Presidente da Assembleia, Ademar  Traiano, Nelson Leal (DER), deputado Paulo Litro e prefeito Raul Isotton. 

 

 

 

 

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