6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

”Mondongo é a coisa mais gostosa do mundo”

Tradição culinária da Festa de São Cristóvão é prato favorito de muitos amperenses.

 

Vera de Liberali e Luiza Gonzatto são duas das responsáveis por fazer a iguaria apreciada pelos amperenses.

 

Muitas tradições já passaram pela Festa de São Cristóvão em Ampere. Muitas começaram e se acabaram, deixando saudades ou simplesmente sendo esquecidas. Mas outras ficaram e hoje são parte tão importante que é difícil pensar na festa sem elas.
Uma dessas tradições é culinária, preparada na cozinha da festa e vendida aos montes no fim de semana. Muitos conhecem como dobradinha, outros como mocotó ou bucho, mas para o povo sudoestino esse prato é o mondongo, uma iguaria feita com a parte comestível do estômago de animais – principalmente bovinos.
Desde a primeira festa, em 1969, os caminhoneiros que ficavam acordados de madrugada para a alvorada festiva preparavam mondongo para comer de café da manhã. Com o tempo, o prato foi atraindo a atenção do povo e virando parte da festa. Tanto que só no ano passado foram preparados cerca de 350 quilos de mondongo.
Muita gente se delicia com a refeição, como a professora Marlene Plucinski, que afirma, categórica: “Mondongo é a coisa mais gostosa do mundo”. Ela conta que pega mondongo em todas as festas de São Cristóvão e em qualquer outra ocasião que apareça. “Sempre que tem alguém vendendo, eu vou pegar”, garante a professora, rindo.
Ela conta que também faz mondongo em casa. “Mas é só de vez em quando mesmo, porque dá muito trabalho. Tem que ficar em cima das panelas o dia inteiro.” Além disso, ela afirma que o sabor do mondongo da festa é até melhor do que o que ela prepara.
Janete Sartori, secretária da Paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho, concorda: “O da festa é melhor, porque eles fazem em grande quantidade”. Janete também é fã do prato e não deixa passar uma Festa de São Cristóvão sem provar. “Eu pego todos os anos. Adoro mondongo!”
Ela diz que já comia antes de conhecer o mondongo da festa. Seus pais fazem às vezes – “e fica muito bom”, afirma. Quando perguntada o que o mondongo tem que ela gosta tanto, Janete fica até sem palavras. “Nem sei. Sei que gosto muito. Ele é muito saboroso.”
Outro consumidor de mondongo é o vereador Peterson Bulgarelli (PSL), presidente da Câmara de Vereadores de Ampere. “Faz uns 7 ou 8 anos que eu e a minha esposa pegamos o mondongo da Festa de São Cristóvão”, conta ele.
Para o vereador, “é um prato muito bem feito, com sabor muito bom”. Além disso, ele diz que não é um alimento muito comum. “É um prato diferenciado, que não é fácil de encontrar, então é algo que a gente come poucas vezes durante o ano.”
Muitas pessoas não gostam de mondongo e muitas outras sequer provam o prato porque ele é feito do bucho dos animais e isso pode parecer repulsivo. Mas para o povo de Ampere que se esbalda nesse prato, ano após ano, é uma iguaria das mais saborosas. “Acho que quem ainda não experimentou, deveria provar”, arremata Peterson.

- Publicidade -

 

As responsáveis pela iguaria
Quem faz o mondongo – prato tão apreciado na Festa de São Cristóvão – são sempre umas cinco mulheres, todas voluntárias, que trabalham pesado pela simples recompensa de ajudar nesse momento importante para o município.
O trabalho não é pouco. Qualquer panelada de mondongo requer uma atenção de muitas horas, para garantir a limpeza e o sabor do prato. Mas quando é para fazer em grandes quantidades, o trabalho é de dias. “Começamos já na quinta-feira da semana da festa”, conta Luiza Gonzatto, a coordenadora do grupo.
Ela conta que o trabalho é gratuito. O prato é vendido, mas o retorno é usado para cobrir os custos e o que sobra vai para a igreja. Além disso, essas mesmas mulheres ainda ajudam em outros dias da festa e eventos que a igreja promove. Para Luiza, é uma maneira de retribuir as coisas boas da vida, porque “todo mundo tem que ajudar um pouquinho para fazer as coisas serem melhores”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques