9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Município de Marmeleiro inicia processo de implantação do Suasa

 

 

Veterinários, proprietários de agroindústrias e lideranças municipais acompanharam a apresentação do processo de implantação do Suasa. Silvio Dihel, um dos diretores do Consad, apresentou o processo. 

 

- Publicidade -

O município de Marmeleiro iniciou definitivamente o processo de implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Suasa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), inspeção que regulamenta a classificação de empreendedores, registro de rotulagem, registro de produtos e estabelecimento de normas para agroindústrias. Em resumo, o selo Suasa permite ao produtor agroindustrial comercializar seus produtos em todo o território nacional. 

Ontem, às 14 horas, uma reunião foi realizada na Secretaria de Agricultura de Marmeleiro, com a presença dos médicos veterinários, proprietários e representantes de todas as agroindústrias do município, além de representantes dos municípios de Francisco Beltrão, Salgado Filho e Verê. Pelo menos 30 pessoas participaram. Diretores do Consórcio Intermunicipal de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local do Extremo Oeste de Santa Catarina (Consad), que irá administrar o Suasa no município, estiveram presentes para apresentar o processo de implantação e tirar dúvidas sobre o sistema.

De acordo com o secretário de Agricultura, Gilmar Garbin, o município já está legalmente incluso no Suasa e a intenção da reunião de ontem foi tirar dúvidas e esclarecer os passos de implantação. “O primeiro passo já foi dado, com a aprovação da lei municipal pelos vereadores, ainda no mês de junho, que autoriza o município a integrar o sistema. O Suasa reunirá os serviços de inspeção municipal, estadual e federal, para isso, haverá um processo de adequação às exigências”, comenta.

Conforme a Secretaria de Agricultura, atualmente existem 11 agroindústrias devidamente regulamentadas no município, e até agora cinco delas já manifestaram interesse em integrar o Suasa. “O objetivo é aumentar a produção expandindo o mercado. A partir de agora, uma comissão irá visitar todas as agroindústrias para encaminhar a documentação, inclusive orientar se forem necessárias mudanças de estrutura. Mesmo os que optarem por ficar no SIM (Serviço de Inspeção Municipal), precisam se adaptar a algumas normas e documentações. Só vai entrar no Suasa aqueles que optarem por isso”, destaca. 

No dia 30 de abril, um grupo de técnicos, veterinários, vereadores e secretários municipais de Marmeleiro, Francisco Beltrão e Salgado Filho esteve em São Miguel D’Oeste (SC) para conhecer o funcionamento do Consad. Tecnicamente, estes três municípios poderiam integrar o mesmo consórcio. Em maio, foi a vez de membros do Consad visitarem Marmeleiro para avaliar a estrutura de algumas agroindústrias e apresentar mais informações. Os próximos municípios que poderão integrar o Consad/Suasa são Salgado Filho, Francisco Beltrão e Verê. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques