-0.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 24 de junho de 2025

Edição 8.231

24/06/2025

Município inaugura a primeira agência bancária

Município inaugura a primeira agência bancária


Organizada, a comunidade de Bom Jesus do Sul obteve, no dia 11, uma conquista que há anos perseguia: uma agência bancária. Mais de 500 pessoas acompanharam a inauguração da agência do Sicredi que irá atender a população local, oferecendo serviços e produtos nos moldes do sistema financeiro tradicional, mas com tarifas e taxas de juros menores.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades e lideranças de Bom Jesus do Sul e municípios vizinhos. A instalação da agência, que foi discutida dentro do Fórum de Desenvolvimento, facilita a vida de aposentados, comerciantes e agricultores.
Além da comodidade do atendimento realizado no município, o funcionamento de uma agência bancária em Bom Jesus vai coibir a evasão de recursos. “Muitos agricultores, por exemplo, tinham que buscar o dinheiro para o financiamento da produção em cidades vizinhas, o que também se repetia com os pensionistas do INSS”, explica Marino Dias Nunes, membro do Fórum de Desenvolvimento. Marino revela que o banco só escolheu o município porque a comunidade uniu os setores públicos e privados para atrair o investimento do banco. “Demonstramos maturidade, agindo apenas pelo interesse comum”, destaca. Sobre os aposentados, Marino destaca que são em número de 600 pessoas que tinham que buscar sua pensão em Barracão ou Santo Antônio do Sudoeste, mensalmente. “Agora, poderão sacar o dinheiro aqui em Bom Jesus do Sul e, por conseqüência, estes recursos vão circular integralmente na economia local”, conclui.
O diretor-presidente do Sicredi-Fronteira, sistema que atende a 18 municípios, 15 no Sudoeste e três no Oeste paranaense, José César Wunsch, salienta que a instalação da agência em Bom Jesus do Sul aconteceu depois de estudos de viabilidade que vinham sendo realizados há dois anos, em conjunto com a sociedade organizada do município. “O Sicredi não vem para experimentar se vai dar certo, vem depois de um diagnóstico e temos certeza que podemos contribuir com o desenvolvimento do município”, enfatiza. A agência de Bom Jesus do Sul, que é a 216ª do Paraná e está interligada com as mais de 800 espalhadas pelo Brasil, oferece mais de 100 itens de produtos e serviços, com o foco voltado à atividade rural.
Outra diferença que chama a atenção dos munícipes é o sistema que o Sicredi utiliza. Para abrir uma conta, o cliente passa a ser sócio do sistema financeiro, pagando uma taxa de R$ 100,00. Como se trata de uma cooperativa de crédito, os serviços são menos burocráticos, com tarifas e juros normalmente menores que os praticados no sistema financeiro tradicional. A agência começa sua atividade com três funcionários, número que poderá ser ampliado com o crescimento da cooperativa de crédito em Bom Jesus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques