19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Mutirão para reconstruir Manfrinópolis

Município já recebeu bastante roupas, alimentos, colchões, mas ainda precisa de materiais de construção. Há uma conta no BB para depósito de doações em dinheiro.

 

O final de semana ainda vai ser de muito trabalho. Remoção de sujeira, entulhos e móveis estragados.

 

Ontem, 11, um grande mutirão de limpeza se formou em Manfrinópolis para auxiliar as famílias que foram atingidas pela enxurrada da noite de quarta-feira. Segundo a Defesa Civil Estadual, em boletim atualizado ontem às 12 horas, foram afetadas 1.600 pessoas (54% da população), com 200 moradores desalojados, 50 desabrigados, duas pessoas mortas, 120 casas danificadas – três delas no interior – e 15 destruídas, ou seja, 61,7% dos domicílios do perímetro urbano (214 é o total, segundo o IBGE) foram atingidos de alguma maneira. 
O coordenador municipal da Defesa Civil, Beto Guzzi, disse que algumas pessoas ainda estão alojadas na sede da Casa Familiar Rural e na Escola Municipal Eça de Queiroz. A maioria, no entanto, acabou indo para casa de parentes, amigos e de famílias que abriram suas portas para receber os desabrigados. Ele destacou a solidariedade das pessoas de toda região que colaboraram enviando donativos. “Roupas e alimentos não estamos mais precisando. Agora os itens mais essenciais são móveis, utensílios para casa e eletrodomésticos.” De acordo com ele, veículos da prefeitura e de voluntários estão sendo utilizados para a limpeza das casas, ruas, prédios e praças públicas. A previsão é da retirada de aproximadamente 10 contêineres de entulho. A mobilização está muito grande
A servidora pública municipal Venildes Veh, por exemplo, perdeu tudo que tinha dentro de sua casa. Ela e a mãe foram passar a noite na casa de um irmão. A filha dela e o marido foram para a casa de outros familiares. Os moradores também necessitarão de materiais de construção. Quem quiser colaborar pode depositar qualquer quantia em dinheiro na conta em nome do Fundo Municipal e Assistência Social – Auxílio Manfrinópolis – no Banco do Brasil – Agência 0616-5 – conta nº 64034-4. A Defesa Civil Estadual enviou ontem 150 kits dormitórios, kits higiene, roupas, cobertores, colchões e cestas básicas. Além disso, uma equipe foi designada pelo órgão para ajudar com a documentação para o decreto de calamidade pública. Muitas empresas e entidades de toda a região também enviaram doações aos municípios.

- Publicidade -
O voluntarioso menino Kaic Petri, 6 anos, vendo a situação caótica de sua cidade, pegou um rodo e foi ajudar.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques