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Francisco Beltrão
domingo, 29 de junho de 2025

Edição 8.235

28/06/2025

“Nós Propomos!”, projeto da Unioeste e do Igot, inicia no Colégio Arnaldo Busato

Os estudantes são desafiados a identificarem problemas significativos da cidade.

Vanice Schossler Sbardelotto, Ana Caroline Tazinazzo, Mafalda Nesi Francischett, Geliane Tofollo, Bruna Fiss e Ana Claudia Biz, da Unioeste; e Dotilde Mattei Carletto, diretora, apresentam o trabalho para professores.

Vanice Schossler Sbardelotto, Ana Caroline Tazinazzo, Mafalda Nesi Francischett, Geliane Tofollo, Bruna Fiss e Ana Claudia Biz,

da Unioeste; e Dotilde Mattei Carletto, diretora, apresentam o trabalho para professores. Foto: Assessoria

O Projeto “Nós Propomos!” é uma parceria entre o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (Igot/UL) e o grupo de pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas (Retlee), da Unioeste de Francisco Beltrão, instituição pioneira no Paraná a desenvolvê-lo. A idealização é do professor português Sérgio Claudino. Em Beltrão, o projeto abrange dois programas de pós-graduação: de Geografia e de Educação.

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“Nós Propomos!”, que compõe um conjunto de atividades realizadas entre alunos e professores, passou a ser desenvolvido no Colégio Estadual Arnaldo Busatto, em Verê, neste ano, sob a responsabilidade da professora Ana Caroline Tazinasso. Serão trabalhados especificamente os sétimos anos. Os estudantes são desafiados a identificarem problemas significativos da cidade, apresentando propostas de ação, estimulando uma leitura crítica do mundo e promovendo encaminhamentos metodológicos alternativos para a compreensão da realidade.

Para a professora Mafalda Nesi Francischett, o objetivo é promover estudos e pesquisas mediante a prática pedagógica entre professores e estudantes, trabalhando com a realidade do lugar, por meio do estudo de caso. “Assumimos trabalhar na perspectiva de aprendizagem, em que há a valorização dos interesses prévios, compreendendo a concepção do processo de ensino e aprendizagem, na formação do sujeito cidadão.” O desenvolvimento se baseia na interpretação das ações e depoimentos, principalmente dos estudantes, no decorrer do processo, que conta com a inserção da universidade, escola e comunidade.

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