Município conta com excelentes índices nas avaliações do Ideb. São cinco mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.

A educação de Dois Vizinhos teve, em 2019, grandes novidades. Logo no começo do ano, aconteceu a inauguração da nova estrutura da Escola Municipal João Paulo II com seis salas de aula, secretaria, área de serviço, cozinha e banheiros, além de quadra coberta. A instituição de ensino funcionava em dualidade com o Ceebja. “Todas as secretarias do governo se envolveram nessa obra, com muito empenho. Temos que lembrar a professora Tânia Nicaretta, que era a secretária de Educação e começou com esse sonho. Atuar em equipe fez a diferença, porque quem viu antes do trabalho dos professores e quem viu a escola agora percebe que é outra casa. Muitas vezes, a dualidade não é fácil, mas conseguimos essa mudança a muitas mãos”, celebrou Luciana Perondi, secretária de Educação, no ato da inauguração.
Em seguida, no meio do ano, foi entregue o Cmei Mundo Feliz, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A estrutura moderna, atende 160 crianças em tempo integral e a equipe conta com 41 funcionários entre direção, coordenação, professores, serventes e vigia noturno. Segundo a secretária, a obra foi iniciada em 2016 e teve investimento de R$ 2,2 milhões numa parceria entre o Governo Federal e o município. O terreno para a construção foi doado pela BRF, enquanto que o município ainda executou a terraplanagem, calçamento, muro, calçadas e rampas de acessibilidade.
Além das novas obras, as ampliações e melhorias estão acontecendo em várias estruturas do município, tais como ampliação dos Cmeis Mãe Maria e Camila; melhorias na rede elétrica das escolas 28 de Novembro, Carrossel e José Bonifácio; pintura e reforma do piso da quadra na escola Presidente Vargas; construção de passarela na Escola Plínio Salgado; Essas são algumas das melhorias que vem acontecendo.
Bons índices
A secretária lembra, no entanto, que “somente prédios não fazem a educação acontecer”, por isso, todos os profissionais que trabalham com a educação passam por capacitações constantes para melhor atender nossas crianças e comunidade escolar. Nesse sentido, a preocupação é cada vez maior com a formação continuada dos professores, os quais precisam estar constantemente revendo sua prática. “Vivemos em tempos de mudanças, com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, por isso estamos somando esforços para que nossas crianças tenham o melhor ensino e as melhores oportunidades”, destaca Luciana.
Reflexo disso são os resultados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), onde a taxa de escolaridade para pessoas de 6 a 14 anos em Dois Vizinhos chega a 98,4% e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IdeB) nas escolas municipais é de 6,8 (medição de 2017), sendo que a média nacional está em 5,8, resultado de um trabalho sério e comprometido dos profissionais que atuam na Educação de Dois Vizinhos.
Luciana destaca ainda que para atender os mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino, há um cuidado especial com a alimentação: são servidas cerca de 7.748 refeições por dia. “Para os alunos que frequentam em tempo integral são servidas quatro refeições, enquanto para quem permanece meio período são duas, na Educação Infantil. No Ensino Fundamental, as crianças recebem uma refeição por dia”, pontuou a nutricionista Anatieli Baldissera Abatti, da Prefeitura de Dois Vizinhos.
Para atender essa demanda, a nutricionista destaca que é preciso planejar cardápios, levando em consideração os diferentes aspectos da comunidade escolar a ser atendida, além de treinar e reciclar as equipes de cozinha e merendeiras, gerenciar compras, dentre outras ações. “Temos uma variedade grande, com frutas e verduras, além da escolha da alimentação salgada, evitando corantes e conservantes. Alguns produtos, inclusive, foram retirados do cardápio como embutidos e margarina, ou seja, preferimos comida de verdade, muitos deles adquiridos diretamente da agricultura familiar.
Esse trabalho inicia na licitação e passa por capacitações, trabalhando, em conjunto, a Secretaria de Educação e o Departamento de Compras”, completa a nutricionista.
Neste ano, inclusive, adicionou-se suplementos a alimentação para os alunos, através do programa Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS) para crianças de 6 meses a 5 anos e que integram o Programa Saúde na Escola (PSE). Estão sendo disponibilizadas suplementações de vitaminas e minerais, buscando potencializar pleno desenvolvimento infantil, prevenção e controle de anemia e de outras carências nutricionais comuns nessa faixa etária.“Trata-se de um complexo vitamínico (dez), com vitaminas e cinco minerais (ferro, zinco, cobre, selênio e iodo), todos necessários para o desenvolvimento das crianças. Os micronutrientes são embalados em sachês de um grama e misturados a uma das refeições oferecidas à criança”, explicou a nutricionista.
A Secretaria Municipal de Educação de Dois Vizinhos, ainda conta com o Departamento de Cultura e Esportes, os quais são muito atuantes e referência em toda a região. Em 2019, o esporte foi destaque e sediou eventos regionais, como: JEP´S – Jogos Escolares do Paraná; Jogos Abertos do Paraná; JEP´S Bom de Bola e o JOIA – Jogos Inter-atléticas. Atende em torno de mil atletas em várias modalidades.
Na área da cultura, destacam-se os vários espetáculos produzidos: Causos da Nona; Raízes; Raul – sobre o que eu nem sei; Villa e as crianças; Lá vem o Circo; Dom Quixote e No Sítio. Atende mais de mil alunos, entre crianças, adolescentes e adultos nas modalidades de dança, teatro, pintura e canto.