17.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Novidade: Sudotec abriu segunda turma para o programa Aprender e Crescer

São ofertadas 20 vagas em parceria com o Instituto Cooperforte para alunos com idade superior a 16 anos e com renda familiar inferior a três salários mínimos.

A primeira turma, de 45 alunos, já está com as aulas em andamento.

A Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná (Sudotec) tem uma novidade para o começo do ano: a segunda turma do Aprender e Crescer.

A formação será em parceria com o Instituto Cooperforte, de Brasília (DF). “Essa é uma turma diferenciada, ampliando a demanda por formação de mão de obra. As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro, voltadas para jovens entre 16 e 29 anos e renda familiar de até três salários mínimos. São 20 vagas, num diferencial pois o Instituto vai oferecer vale-transporte, lanche e uniforme, com as aulas acontecendo no período da tarde”, disse Marinete Camilo, coordenadora da Sudotec.

Já começou
A outra turma, com aulas noturnas e 45 alunos, já está em andamento. “A Sudotec vem, há 15 anos, levando conhecimento e oportunizando as pessoas a terem acesso à tecnologia. Estamos já em processo de formação dos jovens, na etapa da fundamentação lógica. Eles foram selecionados em dezembro e darão início, agora em março, nesse curso de formação de mão de obra para o mercado de tecnologia da informação. Esse é um grande desafio para as empresas instaladas em Dois Vizinhos e na região. A perspectiva é que, cada vez mais, tenhamos aumento de demanda e as empresas nos procuram querendo a formação”, completou.

- Publicidade -

Os alunos tem acompanhamento de uma assistente social que trabalha em contato direto com os departamentos de recursos humanos das empresas de Dois Vizinhos, que acompanham todo o processo de seleção. “Nossa expectativa é colocar 50% dos jovens formados nas duas edições do Aprender e Crescer nas nossas empresas parceiras”, acrescenta.

Outros cursos
A Sudotec ainda conta com poucas vagas para o curso de Informática avançada (manhã e tarde) e para o curso de Robótica, voltado para crianças de 8 a 13 anos. “É um curso muito bacana, que desperta criatividade das crianças. Eles interagem com equipamentos elétricos e montam seu próprio robozinho. No final, o robô criado vai ter uma característica. É uma oficina de dez dias, sempre nas quartas-feiras, com turmas pela manhã e à tarde”.

 

Incubadora tecnológica está com duas vagas abertas

JdeB – No início do ano, duas empresas conseguiram a graduação da Incubadora Tecnológica da Sudotec: a Leigado e a Tog.Design. Em virtude disso, duas vagas estão abertas para novas empresas e ideias.

“Temos hoje cinco empresas incubadas e duas se graduaram. O que isso significa? Que essas empresas passaram por todas as etapas. Nos nossos monitoramentos de indicadores mostraram que ela já consegue se manter fora da incubadora. O objetivo nosso é esse, auxiliar o empreendedor para que ele consiga desenvolver o seu produto. Quando as empresas chegam num fluxo de caixa equilibrado, ela vai para outro ambiente e abre espaço para outros empreendedores. Portanto, temos vagas abertas para quem tiver ideia e quiser empreender, onde oferecemos um ambiente físico disponível e vários serviços agregados por estar dentro de um ambiente de incubação. Quem quiser ter acesso pode entrar em contato conosco ou visualizar o edital no site”, completa.

Workshop
Na terça-feira, 4, a Sudotec vai oferecer um workshop sobre um edital que está aberto pela Fundação Araucária para custear um projeto de inovação específico da região Sudoeste. “Tivemos reuniões em Curitiba com o presidente da Fundação Araucária, juntamente com membros do Sebrae e UTFPR, onde construímos esse edital de capitação de recursos para potencializar desenvolvimento de ideias.

Foram 12 meses de construção do edital que foi lançado em dezembro. Pode-se captar até 50 mil, por isso, quem vai começar um negócio pode ter esse aporte interessante. O empreendedor também terá o acompanhamento das incubadoras, hotéis tecnológicos e toda nossa estrutura para que se desenvolva dentro dos moldes da Fundação Araucária. É uma oportunidade que nunca se teve no Sudoeste”, conclui Marinete.

Informações sobre todos os assuntos podem ser obtidos pelo telefone 3536-6281 ou pelo WhatsApp (46) 98806-2567.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques