9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Pacientes com problemas respiratórios recebem novos equipamentos de oxigênio

Parceria foi firmada entre a Prefeitura
e a ARSS.

Dona Evanice Polli, o secretário municiapal Valdecir Baldessar (Saúde) e a enfermeira Ana Paula Polachini Ferreira. Dona Evanice está usando o concentrador de oxigênio em substituição ao cilindro de oxigênio.
Dona Evanice Polli, o secretário municiapal Valdecir Baldessar (Saúde) e a enfermeira Ana Paula Polachini Ferreira.
Dona Evanice está usando o concentrador de oxigênio em substituição ao cilindro de oxigênio.

Moradores de Salto do Lontra com problemas respiratórios e pulmonares que usam, sob prescrição médica, cilindro de oxigênio em casa, estão recebendo agora um novo equipamento para ajudar na melhoria do tratamento. Trata-se do concentrador de oxigênio portátil — ligado à luz, que é bem mais leve que o cilindro e tem a mesma função, proporcionando mais conforto e comodidade aos pacientes e também aos seus cuidadores.
Essa novidade está sendo possível através de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS). Os equipamentos são fornecidos pela empresa White Martins, que faz a instalação e presta assistência técnica, além do acompanhamento dos pacientes juntamente com os profissionais da Secretaria de Saúde.
O secretário Valdecir Baldessar (Saúde) disse que o concentrador de oxigênio contribui para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos pacientes. “Um equipamento que ajuda muito o paciente e também a quem cuida dessas pessoas. É uma iniciativa muito boa da ARSS e Secretaria. Estivemos visitando algumas pessoas que já estão usando e verificamos sua eficiência.” Segundo ele “por ser ligado na luz, o paciente que usa o concentrador de oxigênio encaminha uma documentação à Copel e ganha desconto em sua tarifa de energia elétrica. Além disso, como prevenção em caso de falta de luz, é deixado na residência do paciente um cilindro de oxigênio”.

[relacionadas]

Melhora a qualidade de vida
O prefeito Maurício Baú (Cidadania) também enalteceu esse atendimento aos pacientes. “Uma novidade para ajudar a melhorar a vida dessas pessoas que precisam deste tipo de tratamento e nesse caso vale ressaltar também o trabalho da ARSS”. Baú reiterou que “saúde sempre foi uma das prioridades da nossa gestão e vamos continuar trabalhando para oferecer sempre um atendimento de qualidade aos nossos munícipes”.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente oito pacientes precisam de cilindro de oxigênio no município. Até quarta-feira, 25, quatro já haviam recebido o concentrador e até o mês que vem os demais também terão o equipamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques