Regional

A Prefeitura de Saudade do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com a Seab, Emater e Senar realizaram neste mês uma palestra direcionada aos produtores de leite, que teve por objetivo esclarecer dúvidas sobre as instruções normativas 76 e 77 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A palestra aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de lideranças locais e estaduais, além de representantes de instituições financeiras e de laticínios. O secretário municipal de Agricultura, Jurandir Bitencourt da Silva, fez a abertura do evento e agradeceu a presença de mais de 90 agricultores, que lotaram a sede do Legislativo.
Jurandir aproveitou ainda para destacar o emprenho por parte da administração municipal e dos servidores da Secretaria de Agricultura, realizando a entrega de tanques de expansão para os pequenos produtores e também incentivando a melhoria na qualidade de vida por meio de outros programas, como o programa de agroindústrias mantido no município.
Em seguida a dra. Leunira Viganó Tesser, chefe do Núcleo Regional da Seab de Pato Branco, ressaltou que o Governo do Estado, também compartilha dessa preocupação com o produtor rural, especialmente o agricultor familiar e através de parcerias com os municípios, como essa em Saudade do Iguaçu, possibilita levar conhecimento ao produtor rural.
O prefeito Mauro Cenci, também ressaltou a importância em trazer a informação para todos os produtores de leite de Saudade do Iguaçu, tendo em vista que esta é uma das principais atividades do município e da região, pois, como presidente da Amsop, conhece a realidade de todo o Sudoeste. Mauro destacou ainda a preocupação que a administração municipal tem com a agricultura, principalmente com a pecuária leiteira, não medindo esforços e investimentos para trazer maior qualidade de vida para a população. Agradeceu a Seab, Emater, Senar e ao Laticínio Santiago, por estarem juntos com o município buscando garantir essa fonte de renda tão importante para os agricultores saudadenses.
A palestra foi proferida pelo médico veterinário Abílio Galvão Trindade Ferreira, do Senar, que abordou sobre as normativas, desde a obtenção do leite até a sua conservação. Explanou ainda sobre a importância de monitorar a qualidade do leite e os prejuízos que ocorrem em decorrência da baixa qualidade, tanto para os produtores quanto para a indústria.