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O queijo mussarela, um dos principais produtos da cadeia produtiva do leite, teve queda significativa no preço e na demanda nas últimas semanas no Paraná. O derivado teve queda de 2,9% no preço e perdeu 7% no mix de comercialização em abril, comparado com março, cedendo participação para produtos como leite spot, em pó e pasteurizado.
A situação é um reflexo do período de incertezas, vivido por diversos setores econômicos no Brasil e no mundo, como consequência da pandemia de coronavírus. A constatação foi um dos destaques da reunião extraordinária do Conseleite-PR, realizada ontem, por meio de videoconferência.
Em porcentual, de todo o leite vendido pelas empresas participantes do Conseleite, no período analisado (de 26 de março a 24 de abril), um total de 39,2% corresponderam a mussarela.
Para se ter ideia, esse valor era de 46,5% e, março. Parte dessa fatia de mercado foi ocupada pelo leite spot, que saltou de 3,6% para 7% na mesma comparação. Nesse recorte, ainda, o UHT teve aumento de participação (de 24,8% para 28,8%), o leite em pó (de 6,8% para 8,4%) e o pasteurizado (de 2% para 2,2%).
Além de terem sido verificadas mudanças no mix, o Conseleite também sinalizou para uma redução no volume geral de vendas de leite e derivados. A queda no volume comercialização pelas indústrias participantes foi da ordem de 16% em abril, comparado com março. Pizzarias, lanchonetes e bares fechados, além da redução da renda da população e toda a situação de incertezas são apontados pela UFPR como reflexos.