
A equipe Pato a Jato, formada por acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da UTFPR de Pato Branco, vem acumulando nos últimos anos bons resultados em competições de protótipos de veículos de eficiência energética.
No ano passado, a segunda colocação na Maratona Universitária do Brasil, nas categorias Etanol e Gasolina, garantiu à equipe o convite para participar de sua primeira prova internacional, a Shell Eco-Marathon Américas 2015, realizada na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, há uma semana.
A equipe formada por sete acadêmicos e um professor levou o protótipo movido a etanol, que até então realizava 252 km/l, para a competição que teve 11 participantes. Mesmo sem perspectiva de ficar nas primeiras colocações da Eco-Marathon, a equipe ajustou o protótipo e no circuito de rua de Detroit conseguiu melhorar ainda mais a eficiência de seu carrinho, que fez 316 Km/l. “Enfim, vimos que a nossa equipe não está tão atrás das americanas, corremos atrás de melhorias e deixamos o carro acertado”, ressalta o capitão da equipe, Rodrigo Xavier.
Na bagagem de retorno a equipe trouxe medalhas, um troféu, um cheque de mil dólares, muita experiência e conhecimentos novos, além do orgulho em representar bem o Brasil.