Pato Branco fabrica cosméticos para animais
Que a vaidade não é mais apenas uma qualidade feminina, todos já sabem. Os homens estão cada vez mais vaidosos, sinal da mudança dos tempos. Mas, agora esse sentimento está chegando, também, aos melhores amigos do homem: os cães e os gatos. Os bichinhos de estimação já podem contar com xampus, colônias, desembaraçadores de pêlos, entre uma série de outros produtos destinados à sua higiene e embelezamento.
Uma empresa pato-branquense está investindo em cosméticos para cães e gatos desde o ano passado. Apesar do pouco tempo no mercado, é a pioneira na região Sudoeste e uma das poucas a atuar neste ramo no mercado estadual. A E.R.J. Indústria Cosmética já está até mesmo exportando seus produtos para Portugal. A bioquímica industrial Raquel Neis, conta que a idéia de investir em cosméticos animais surgiu depois de uma especialização que fez em Cosmetologia. ?Vi que os pet shops, lojas específicas para bichos de estimação, estão em alta, pois as pessoas estão cada vez mais interessadas em cuidar de seus animais?, argumenta.
Raquel explica que, para o início da produção, foi necessário muito estudo, devido às diferenças fisiológicas entre os humanos e os animais. ?A pele dos animais é mais sensível que a humana. No começo, contratamos uma consultoria para nos auxiliar na elaboração de produtos com qualidade superior ao que já existe no mercado?, acrescenta. Dessa forma, a primeira linha de cosméticos da empresa, a Hambi Shower, surgiu. Para embelezar e higienizar os bichinhos, ela oferece sabonete líquido, xampus para pêlos escuros, clareadores de pêlos, anti-pulgas, para brilho, desembaraçador e amaciante de pêlos, colônia para adultos e filhotes e loção desodorizadora de ambientes.
Raquel salienta que os produtos não são apenas para a vaidade animal. ?As pessoas estão criando a consciência de que tratar o animal não é apenas embelezamento, mas dar a ele uma melhor condição de vida, seja para um cão de guarda ou para um bichinho que fique dentro de casa. Se usar um sabonete comum, que não seja específico, por exemplo, pode fazer mal?, completa. Outro fator observado refere-se à fragrância. ?Ela não pode ser agressiva, pois o olfato do animal é muito aguçado. Um cheiro muito forte pode deixá-lo nervoso?, justifica Raquel.
Essa é uma das preocupações de Tânia Vivan, que cuida de sua cachorrinha Magali como se fosse sua filha. Para tanto, não economiza nos cosméticos, como xampu, desembaraçador e clareador de pêlos. Ela conta que utiliza os produtos da Hambi Shower desde que a empresa iniciou suas atividades. ?Sempre utilizei cosméticos na minha cachorrinha, não apenas para embelezamento, mas para higiene também?, detalha.
Nova linha – A aceitação da primeira linha de cosméticos tem sido tão boa que a E.R.J. Indústria Cosmética já está elaborando uma segunda, a Yupi, que deverá ser lançada em setembro. Serão produtos elaborados a partir de essências de frutas e extratos vegetais. Raquel comenta que muitas das matérias-primas utilizadas nos cosméticos são as mesmas que grandes empresas brasileiras do setor usam em produtos para humanos. Além disso, 70% da matéria-prima é importada de países como Indonésia, Suíça, Itália e Estados Unidos.
Para o próximo ano, a empresa, que gera seis empregos diretos em Pato Branco, pretende lançar uma linha de produtos para bovinos de exposição e eqüinos em geral. ?Já recebemos vários pedidos de consumidores para elaborarmos produtos principalmente voltados para eqüinos?, frisa Raquel. Ela acrescenta que o processo para lançamento de novos cosméticos é demorado, pois exige muita pesquisa e teste. ?Também conversamos com veterinários para saber o que há no mercado e o que podemos fazer para aumentar a qualidade?, complementa.
O gerente comercial da empresa, Marcos Colla, acredita que o fato de o Ministério da Agricultura da União Européia ter aprovado sem restrições os produtos da Hambi Shower já demonstra o diferencial qualitativo. ?O processo de seleção da Europa é bem rigoroso. Para nós, sermos aprovados para exportar os cosméticos para Portugal significa um reconhecimento de que nossos produtos são bons, não apenas aqui no país, mas também no exterior?, salienta. No Brasil, há representantes de vendas nos três Estados do Sul, no Sudeste e em Mato Grosso. De acordo com Marcos, a empresa já está negociando a exportação dos cosméticos para os países do Mercosul.