4 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 30 de maio de 2025

Edição 8.215

30/05/2025

Pedágio na PR 280: Beto Richa reitera que região decidirá se “sim” ou “não”

 “Eu quero tranquilizar a população, nada vai acontecer que não esteja em sintonia com o desejo do povo do Sudoeste.” Foi assim que começou a fala o governador em relação à proposta de pedágios para a PR 280 – de Realeza a Palmas. A rodovia precisa de intervenção, e é determinação pessoal do governador que a opinião da população seja levada em consideração. “O País não tem recursos para grandes obras de infraestrutura, por isso é preciso avaliar as PPPs e outras formas de parceria com a iniciativa privada para viabilizar estes grandes investimentos”, comentou Beto. Foram feitas duas audiências públicas, na semana passada, dia 7 em Pato Branco e dia 8 em Francisco Beltrão. uma terceira será marcada exclusivamente com as lideranças de Marmeleiro, para tratar sobre por onde passará a nova rodovia – por dentro da cidade, como é hoje, ou contornando por fora. Outra decisão das audiências foi a de se formalizar uma nova reunião com os técnicos do DER e técnicos indicados pelas entidades sudoestinas, para aprofundar o debate.
*
Confira tópicos do projeto da nova PR 280

1. A proposta da nova PR 280 contempla a restauração de todo o trecho da rodovia, de Realeza a Palmas. Num primeiro momento, a restauração da pista e a construção das praças de pedágio – Realeza, Ampere, Francisco Beltrão, Renascença, Clevelândia e Palmas. 
2. O preço do pedágio é inicialmente calculado da seguinte forma: 11 centavos por quilômetro. Como são 284 km, o total dá R$ 31,20. Este valor é dividido pelas seis praças, dá R$ 5,20. Membros do Conselho Gestor, do DER e do Governo do Estado acreditam que depois de publicado o edital e aberta a concorrência, o preço seja reduzido, devido à disputa. O preço é o fator decisivo para vencer a concorrência.
3. Os estudos técnicos do DER apontaram a recuperação do pavimento e a implantação de terceiras faixas como as medidas prioritárias. Dentro da proposta de concessão, a perspectiva é que em um período de 2 a 9 anos, a execução de obras deixe a grande maioria do trecho em estado bom ou ótimo para as condições de tráfego.
4. Estão projetados, ao longo dos anos, 110 quilômetros de terceira faixa (atualmente são 60), 6,2 quilômetros de vias marginais, 17 rotatórias, 10 interseções com viadutos e trincheiras, duas passarelas, etc. Ideia extra (ainda não aprovada): mais 20 quilômetros de pista duplicada entre os municípios de Francisco Beltrão e Pato Branco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques