
Terça-feira, dia 14, a partir das 14 horas, Francisco Beltrão será sede de um debate sobre os impactos ambientais e sociais da extração de gás xisto por meio do polêmico método de fraturamento hidráulico (fracking).
O evento, organizado pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos do Campo e da Cidade, acontecerá na Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assessoar), no Bairro Cango. O debate é aberto para a população e contará com a presença de Juliano Araújo, representante da Coalizão Não Fracking Brasil (Coesus).
Para destacar a importância de debater o assunto, o Fórum Regional encaminhou um convite que afirma: “O Sudoeste do Paraná é uma região rica em biodiversidade e grande produtora de alimentos. Diante disso, todas as ameaças a esta riqueza devem ser amplamente debatidas, como é o caso da extração do gás xisto por meio do fracking, que consiste no fraturamento hidráulico de rochas com grande utilização de produtos químicos, altamente cancerígenos. Essa forma de extração já deixou muitas regiões com suas terras destruídas e suas águas contaminadas”.