“Nós estamos muito preocupados.” A frase é do prefeito Hélio Alves (PDT), de Ampere, sobre o transporte de alunos para as escolas estaduais. Tão logo recomecem as aulas na rede estadual de ensino, os estudantes do ensino fundamental e médio – a partir do 6 anos – voltarão a ser transportado. Enquanto os alunos das escolas municipais terão férias em julho, os alunos das escolas estaduais vão continuar frequentando as aulas, inclusive aos sábados.
Os prefeitos Hélio Alves, da Comissão de Educação, e o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Altair Vadeco Gasparetto (PSDB), enviaram ofícios à Casa Civil do Governo do PR, ao presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), e à Secretaria de Estado da Educação afirmando que os municípios não têm condições de pagar o transporte pelos dias a mais em que haverá a reposição das aulas.
Até agora, no entanto, o presidente da Assembleia Legislativa e os secretários estaduais da Casa Civil e da Educação se pronunciaram sobre a ajuda financeira aos municípios. “Os nossos alunos dos municípios nós estamos transportando, mas como que vai ficar a situação dos outros?”, indaga Hélio. Ele disse que os prefeitos não estão dispostos a transportar os estudantes da rede estadual de ensino. “Vai ser uma despesa a mais”, argumenta.