
Na maior mobilização municipalista da história do Paraná, prefeituras das 19 regiões do Estado protestaram, na última segunda-feira, 21, contra a grave crise financeira que atinge os municípios. Em Boa Esperança do Iguaçu, as portas da Prefeitura permaneceram fechadas, assim como todas as secretarias e departamentos.
O prefeito Claudemir Freitas (PMDB) reuniu secretários, diretores, assessores e a equipe para ajustar as contas, cortando gastos para enfrentar as dificuldades. Além da paralisação, que atingiu pelo menos 80% dos 399 municípios paranaenses, em todas as regiões, os prefeitos também promoveram atos públicos e entregaram panfletos para denunciar o problema para a sociedade e imprensa.
Um dos pontos altos da mobilização foi o pronunciamento de Marcel Micheletto (PSDB), presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, na Assembleia Legislativa.
Nele, Marcel pediu o apoio dos 54 deputados estaduais ao movimento. Depois, o presidente entregou pauta de reivindicações estaduais ao presidente da casa, deputado Ademar Traiano (PSDB).