1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Prefeitura envia às autoridades preocupação com a situação da segurança pública

Prefeitura envia às autoridades preocupação com a situação da segurança pública

Das assessorias
O prefeito de Bom Jesus do Sul, Celso Witcel Dias, enviou correspondência às autoridades de âmbito regional e estadual, demonstrando sua preocupação em relação aos últimos fatos ocorridos e que culminaram com a retirada dos policiais militares que atuam na segurança daquele município.
No início do mês a administração municipal e a população de Bom Jesus do Sul foram surpreendidas com o recolhimento dos policiais militares, que prestavam serviços na segurança da população do município. Somente um soldado ficou à disposição para dar atendimento a todos os segmentos, tais como, roubos, assaltos, brigas, além da prevenção em festas, matinês, eventos e promoções noturnas. Muito especialmente no trabalho de prevenção nas proximidades do Colégio Estadual Bom Jesus, onde circulam centenas de jovens, especialmente no período das 19 às 23 horas.
Também para o atendimento em festas e promoções noturnas. Além disso, no período eleitoral há mais seguidas concentrações de pessoas em reuniões e comícios políticos.
Essa decisão, que embora deva ter naturalmente um respaldo legal, não está sendo bem recebida nem pela administração, nem pela população. Afinal, toda a população ficou à mercê da sorte, até por que o único soldado destacado deveria prestar serviços somente no horário comercial, ou seja, das 8 às 18 horas.
No entanto, o prefeito Celso conseguiu, junto ao comando da Polícia Militar da Comarca de Barracão, que o mesmo permaneça até mais tarde, especialmente em função da circulação de estudantes no período noturno de aula.
Interdição da cadeia
Outro fato de relevante importância, e que soma à retirada dos soldados dos serviços em Bom Jesus do Sul, é a Ação Civil Pública de intervenção parcial na cadeia da Comarca de Barracão. Esse fato aumenta a preocupação e os riscos, já que não se pode efetuar prisões, pois não há local para deixar os aprisionados. 
Em seu ofício endereçado à juíza de Direito da Comarca de Barracão, Branca Bernardi, o prefeito Celso justifica sua preocupação. ?Sabemos que compactuamos dos mesmos pensamentos em relação à importância da efetiva segurança dos cidadãos. Portanto, gostaria que intercedesse urgentemente junto aos órgãos competentes para que possamos resolver esse problema e tranqüilizar a população?.
O prefeito Celso esteve em Curitiba no início desta semana, em busca de solução para o problema, tratando junto às autoridades do governo estadual, especialmente junto à Secretaria de Segurança Pública.
? Tanto o prefeito quanto as lideranças locais têm certeza que esse assunto será resolvido o mais brevemente possível, pois a cada dia que passa a preocupação aumenta?, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques