Com o represamento da água, após o surgimento do lago, os municípios poderão construir estruturas para exploração turística.

Iguaçu discutiu um plano de ação.
Representantes de Planalto, Capanema, Realeza e Capitão Leônidas Marques estiveram reunidos para tratar sobre a revisão do plano que gerencia as ações dos municípios atingidos pelo lago formado desde o início dos trabalhos da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu (Pacuera).
A intenção é apresentar ao IAP suas propostas e, com isso, uma revisão do Pacuera apresentado pela Usina Baixo Iguaçu, servindo ainda para debater sobre o que os municípios pretendem implantar em torno do lago, fomentando com isso principalmente o turismo regional.
No encontro ficou definido ainda que será apresentado ao IAP um documento em conjunto contendo as necessidades de cada município, como acesso às propriedades e sobre a possibilidade do desenvolvimento de loteamentos.
Praia artificial em Realeza
A Prefeitura de Realeza já elaborou seu plano de uso e obras na comunidade de Marmelândia. Ali, o lago formou uma enseada onde será construída uma praia artificial e serão ofertadas outras opções de lazer e turismo.