Hoje, 21, a maioria das prefeituras paranaenses estarão fechadas em protesto contra a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal receita dos pequenos municípios. Neste ano, em função da crise econômica e financeira do País, o governo federal diminuiu os valores das transferências de recursos para as prefeituras. Para alertar a sociedade sobre este fato, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e as associações regionais de municípios programaram uma paralisação nas atividades.
No Sudoeste, a maioria das prefeituras estará fechada em solidariedade ao movimento. O secretário executivo da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop), José Kresteniuk, lembra que na assembleia da semana passada a maioria dos prefeitos votou a favor da paralisação. Kresteniuk ressalta que os funcionários e professores não estarão de folga.
Há prefeituras que programaram manifestações em praças públicas, entrevistas em veículos de comunicação e a distribuição de panfletos para informar as pessoas sobre as causas deste movimento. Em Cruzeiro do Iguaçu a concentração pública acontecerá na Praça Central, às 9 horas, com a presença de autoridades, servidores públicos e munícipes.
Em Beltrão e Pato Branco as prefeituras estarão abertas. Os prefeitos Antonio Cantelmo Neto (PMDB), de Beltrão, e Augustinho Zucchi (PDT), de Pato Branco, apoiam a articulação da Amsop.
Na Prefeitura de Beltrão, todos os serviços funcionarão normalmente.