6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Presidente da Amsop pede solidariedade aos municípios atingidos por tempestade

 A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) através de seu presidente, o prefeito de São João Altair Gasparetto, emitiu nota na manhã de ontem em solidariedade as famílias que foram atingidas pelos tornados, vendavais e chuva de granizo nos últimos dias na região.
A nota pede apoio e amparado dos prefeitos e da comunidade regional para entrega de doações às famílias atingidas. A campanha pede arrecadação de mantimentos, roupas, colchões, móveis, materiais de construção e até material escolar já que muitos alunos perderam suas mochilas.
 O texto lembra que os estragos e feridos atingiram índices até então não registrados no Sudoeste provocando prejuízos em infraestrutura urbana e das propriedades rurais em maior intensidade em pelo menos quatro municípios – Francisco Beltrão, Mariópolis, Santo Antonio do Sudoeste e Vitorino. No caso de Francisco Beltrão além do tornado os rios Lonqueador e Marrecas começaram a atingir as casas ribeirinhas nesta quarta-feira deixando famílias desabrigadas.  
Gasparetto ressalta que o momento é de tristeza, mas também de demonstrar mais uma vez a generosidade do povo sudoestino. “Nesse momento difícil temos que nos dar as mãos e unir força para ajudar nossas famílias em dificuldade. Pedimos para que os prefeitos da região através das secretarias de ação social se mobilizem em busca de donativos para essas famílias. Tenho certeza que a comunidade regional vai colaborar,”, reforçou o presidente da Amsop.
Para participar da campanha é só entrar em contato com os municípios atingidos de Francisco Beltrão (46 3520-2191), Mariópolis (46 3226-8100), Santo Antonio do Sudoeste (46 3563-8000) e Vitorino (46 3227-1222) ou na AMSOP (46 3524-2653).

Depois tornado, Mariópolis precisa de doações

Ontem, em Mariópolis, que também foi atingida por um tornado na segunda-feira, as equipes iniciaram a manhã fazendo levantamento de estragos. Foram danificadas 50 moradias, das quais cinco completamente destruídas, localizadas nas comunidades de Candeias, Nossa Senhora de Fátima, Colônia Nova, Gramados São Joaquim e Mangueirinha. O número de pessoas afetadas chegou a 306, sendo que 50 delas ficaram feridas. “Algumas delas tiveram alta no mesmo dia, mais foi um abalo psicológico, apenas duas permanecem em observação a unidade hospitalar, mas a princípio não é grave”, conta a coordenadora local da Defesa Civil, Maristela Paulek. A prefeitura abriu uma conta e quem quiser colaborar financeiramente pode doar através da conta bancária: agência 0737, conta 39218-9/ Cooperativa Sicredi.  
Escola suspende aula em Santo Antônio
Em Santo Antônio do Sudoeste, a Escola Estadual do Campo Dom Pedro 2º, da comunidade de Marcianópolis, suspendeu as aulas na quinta e sexta-feira, em virtude da chuva de granizo que caiu na localidade. A diretora Salete Strapasson Bassi disse que não há condições dos alunos permanecerem no prédio que está alagado. Os demais estabelecimentos de ensino continuam com aula normalmente. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques