Consultora jurídica da Federação também foi convidada da reunião on-line.
A reunião ordinária mensal da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar), segunda-feira, 27, contou com a participação de representantes da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). O presidente da Federação, Marco Tadeu Barbosa, e a coordenadora jurídica da Faciap, Caroline Taborda, foram os convidados do encontro.
O presidente da Faciap apresentou um relatório do trabalho desenvolvido pela Federação durante a pandemia, aos diretores da Cacispar. Marco Tadeu observou que as ações têm acontecido em duas frentes: a preservação de vidas e a movimentação econômica.
“Montamos um grupo, produzimos um documento que contempla as diversas realidades do Estado, tanto econômicas quanto culturais. Numa reunião do G7 [grupo formado pelas principais entidades representativas do setor produtivo paranaense] com o governo do Estado, pedimos vez e voz. Apresentamos sugestões para a retomada da economia”, relatou o presidente da Faciap, que representa mais de 60 mil empresas no Paraná.
O presidente da Cacispar, Carlos Manfroi, destacou que a participação do presidente da Faciap faz parte da estratégia de integrar cada vez mais os atores do sistema associativista.
Resolução de conflitos
No encontro, a coordenadora jurídica da Federação, Caroline Taborda, também apresentou o Instituto de Mediação e Arbitragem (IMA Faciap), que surge como uma alternativa ao Poder Judiciário para a resolução de conflitos. Segundo Caroline, o IMA Faciap traz como vantagens a independência na negociação de dívidas na plataforma; rapidez (mediação – 90 dias, arbitragem – um ano e nove meses); e eficiência (90% de acordos cumpridos contra 20% no Judiciário). “As empresas gastam mais de R$ 157 bilhões em processos a cada ano no Brasil. O IMA Faciap é uma câmara para resolução de conflitos que confere rapidez, economia e sigilo para os empresários”, explicou Caroline.
O presidente da Cacispar defendeu que esta é mais uma ação do movimento associativista para auxiliar os empresários na resolução de conflitos. “Os empresários interessados em saber mais sobre o IMA podem procurar as associações empresariais de seus respectivos municípios”, completa Manfroi.
Capacitações
Na reunião, a plataforma ACETreina, resultado de parceria da Cacispar com a empresa varejo.me, do Rio Grande do Sul, também foi apresentada como uma alternativa para treinamentos em tempos de pandemia. A plataforma de educação corporativa traz conteúdos desenvolvidos por especialistas para capacitar gestores e colaboradores para as novas exigências do mercado, focado cada vez mais na experiência de compra dos clientes e nas ferramentas digitais.
Outra capacitação que está em preparação é destinada a presidentes, vices e futuros gestores das entidades associadas à Cacispar.
Disponibilizado gratuitamente, o treinamento está programado para os dias 10, 11 e 12 de agosto, no período da noite, por vídeo.